Neste sábado (9), primeiro dia de celebração do aniversário do Recife, que completará 487 anos na próxima terça-feira (12), a Prefeitura promoveu duas grandes atividades gratuitas. À noite, a Banda Sinfônica do Recife, patrimônio cultural da cidade, realizou um concerto no palco do Teatro Luiz Mendonça, voltado para a esplanada do Parque Dona Lindu. A apresentação contou com a participação especial do grupo Guerreiros do Passo, que desde 2005 conta a história do frevo através da dança. Mais cedo, durante o dia, os moradores e visitantes do Recife tiveram a oportunidade de conhecer o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (A-140), o maior navio de guerra da América Latina. O prefeito do Recife João Campos marcou presença nos dois eventos.
“Fazendo mais uma etapa da comemoração do aniversário do Recife com a belíssima apresentação da Banda Sinfônica do Recife, que foi criada pelo Pelópidas da Silveira, que foi o primeiro prefeito engenheiro, prefeito da Frente Popular do Recife.E a gente tem a oportunidade hoje de estar conduzindo a cidade nos 487 anos dela e vendo essa belíssima apresentação conduzida pelo maestro Nenéu Liberalquino. Fiquem atentos à programação, neste domingo haverá mais atividades e ao longo da semana tem muita coisa boa”, convidou João Campos ao fim do concerto.
NAVIO – O acesso do público ao A140, também conhecido como o Capitânia da Esquadra, ocorreu pelo Terminal Marítimo de Passageiros. Os visitantes puderam conhecer o convés de voo (área onde as aeronaves pousam), o passadiço (estação de comando) e outras partes de cima do navio. Aeronaves da Marinha também estavam em exposição. Com 208 metros de comprimento e uma boca (largura) de 31,7 metros, o “Atlântico” representa um marco da engenharia naval e das capacidades estratégicas da Marinha do Brasil.
“Agradeço à Marinha do Brasil e ao Ministério da Defesa, José Múcio, pela apresentação do maior navio de guerra da América Latina no Recife. É importante as pessoas conhecerem o trabalho da Marinha, entender a lógica de funcionamento, quais são os equipamentos, matar aquela curiosidade que todo mundo tem, e talvez tenha tido até um sonho de infância de conhecer. E a visitação está sendo gratuita”, comentou João Campos, durante a visita.
BANDA SINFÔNICA DO RECIFE – Sob a regência do maestro Nenéu Liberalquino, a Banda Sinfônica do Recife executou um repertório bastante eclético, que foi desde a MPB até a música erudita, passando pelo jazz e pelas trilhas sonoras. Foi fundada em 7 de outubro de 1958 pelo então prefeito Pelópidas da Silveira.