Depois de levar muita cor e som para as ladeiras de Olinda na abertura oficial do Carnaval de Pernambuco, o Cortejo de Brincantes de Pernambuco segue para o litoral sul, marcando presença em Ipojuca nesta sexta-feira (9).
A iniciativa, realizada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Secretaria de Cultura de Pernambuco, levará oito representantes de expressões culturais como o samba, caboclinho, coco, maracatu, afoxé, boi, dentre outros, para Porto de Galinhas, continuando a caravana da folia pelo estado.
Para este momento, o Cortejo de Brincantes trará o Grêmio Recreativo Cultural e Arte Gigante do Samba, Caboclinhos Tapuya Canindé de Goiana, Boi Treloso do Recife, Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira (Patrimônio Vivo), Afoxé Babá Orixalá Fun Fun, Tribo Indígena Carijós do Recife (Patrimônio Vivo), Urso Cangaçá de Água Fria (com Mestra Cristina Andrade, patrimônio vivo), Pernas para Circular e a Orquestra Raízes da Mata.
“Os cortejos são momentos marcantes de reafirmação do compromisso da gestão Raquel Lyra com a valorização e promoção da nossa cultura popular. Tão importante quanto salvaguardar as nossas tradições, é promover sua perpetuação para novas gerações”, afirma a Secretária de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco, Cacau de Paula.
Já a presidente da Fundarpe, Renata Borba, destaca o Cortejo Brincantes de Pernanbuco como uma contribuição importante do Governo do Estado no ciclo carnavalesco. “Incentivar os grupos de cultura popular do Estado é nosso papel, enquanto gestores públicos. Cada um desses brincantes é responsável por carregar nossos símbolos mais marcantes: a diversidade cultural e o respeito às tradições”, ressalta a gestora.
O Cortejo Brincantes foi criado com objetivo de promover um intercâmbio entre diversas manifestações culturais carnavalescas de todo o Estado, possibilitando que turistas e a população em geral possam vivenciar uma imersão nas variadas expressões da cultura e da folia pernambucana.
Em Ipojuca, o percurso sai da Alameda Luciano do Valle, seguindo pelo centro de Porto de Galinhas e se encerra na Rua Beijupirá. A concentração está marcada para às 18h, com saída às 19h.