Oportunidades da pasta estão distribuídas em seis blocos temáticos. Seleção terá inscrições abertas de 19 de janeiro a 9 de fevereiro
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP) anunciou, nesta quarta-feira (10), a publicação dos oito editais de seleção do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) conta com 296 vagas, distribuídas em seis editais, para o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia em diferentes especialidades.
Cada edital reúne as vagas disponíveis em diversos órgãos do governo federal, separadas por áreas de atuação ou blocos temáticos. As vagas do MCTI estão distribuídas nos eixos “Infraestrutura, Exatas e Engenharias” (51); “Tecnologia, Dados e Informação” (36); “Ambiental, Agrário e Biológicas” (13); “Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos” (21); “Setores Econômicos e Regulação” (26) e, por fim, “Gestão Governamental e Administração Pública” (149).
Inscrições
Para participar, o candidato deverá escolher um bloco temático, optar pelos cargos, ordenar a preferência entre eles e entre as especialidades. Dentro do bloco, é possível expressar interesse em todos os cargos e especialidades ou apenas em alguns deles.
As inscrições devem ser feitas pelo site Gov.br entre 19 de janeiro e 9 de fevereiro. Serão aceitos todos os níveis de conta na plataforma Gov.br (ouro, prata ou bronze). Para cargos de nível superior, como o do MCTI, a taxa é de R$ 90. Para nível médio, R$ 60. Estão isentos do pagamento os inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea, bolsistas do ProUni e quem tenha sido financiado pelo FIES.
O MGISP anunciou que disponibilizará um canal de atendimento online exclusivo para auxiliar as pessoas na inscrição por meio do site gov.br. Além disso, realizará parcerias para suporte presencial. Também haverá canais de atendimento da Cesgranrio, banca organizadora das provas, pelo telefone 0800 701 2028.
Provas
O processo seletivo ocorrerá em 5 de maio, em dois turnos. Para vagas de nível superior, caso do MCTI, serão, no período matutino, 2h30 de provas, com 20 questões objetivas de conhecimentos gerais e uma prova discursiva de conhecimento específico do bloco. À tarde, também para nível superior, serão 50 questões objetivas de conhecimentos específicos. A divulgação do resultado final está prevista para 30 de julho.
Concurso Unificado
Ao todo, serão selecionados 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. As vagas serão distribuídas nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os estados e no Distrito Federal. No total, 220 cidades receberão os certames. Da quantidade de vagas, 5% serão reservadas a pessoas com deficiência e 20% a pessoas negras. Exclusivamente para cargos da Funai, 30% serão destinados a indígenas.
Confira o cronograma:
Início das inscrições: 19 de janeiro;
Prazo máximo para inscrições: 9 de fevereiro;
Aplicação das provas: 5 de maio;
Divulgação final dos resultados: 30 de julho;
Início da convocação para posse e cursos de formação: 5 de agosto
Acesse os editais de cada eixo temático no link: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2024/01/mcti-tera-296-vagas-no-concurso-publico-nacional-unificado
Acesse a página especial do MGISP com os editais e todas as informações do Concurso Público Nacional Unificado: https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional/blocos-tematicos/blocos-tematicos-do-concurso-publico-nacional-unificado