Na manhã desta quinta-feira (25), aconteceu a 2ª Oficina do Pacto Pajeú Sustentável para Avaliação de Oportunidades de Restauração com o tema “ROAM da Caatinga”. A atividade faz parte da programação do Pacto assinado em dezembro, pelo Instituto de Desenvolvimento Humano (IDH) e a prefeitura de Afogados da Ingazeira.
O ROAM é uma ferramenta metodológica desenvolvida por meio de uma parceria entre a União Internacional para Conservação da Natureza (UICN) e o World Resources Institute (WRI), que permite identificar, por meio de abordagem participativa, áreas com potencial de restauração a partir da avaliação.
O vice-prefeito Daniel Valadares representou o prefeito Sandrinho Palmeira e fez abertura da oficina. Em sua saudação, Daniel Valadares destacou a relevância do pacto com o IDH para Afogados da Ingazeira e região: “É uma satisfação enorme para nós que fazemos a gestão, esse pacto. Ele nos enche de orgulho, pois é benéfico não só para Afogados, mas para toda a região”, finalizou.
A supervisora de projetos do IDH no Brasil, Grazielle Cardoso, falou da importância da oficina: “Essa segunda oficina é muito focada na parte de restauração. Desde o ano passado, estamos estruturando os três pilares ‘produzir, proteger e incluir’ (PPI). Temos como parceiro implementador o WRI para o Pilar P, que é o de proteger. Eles têm todo um conhecimento sobre a questão da conservação, restauração e redução de desmatamento”. E completou: “O próximo passo é a estruturação de uma governança para esse território, uma governança para esse pacto que vão ter líderes, grupos de trabalho, para que possamos estruturar um plano de ação para cada uma daquelas metas que foram estabelecidas com o objetivo de atrair investimentos, fazer conexão com o mercado, monitorar todas essas metas”.
O evento aconteceu no auditório da secretaria de Assistência Social e contou com a presença do vereador Douglas Eletricista, da secretária de Transporte Flaviana Rosa, do secretário de Agricultura Rivélton Santos e dos representantes da FETAPE, Diaconia, Agroamigo, Sebrae, STR, CDL, CODEMA, Casa da Mulher do Nordeste, Banco do Nordeste, Associação de Produtores de Carbono, APAC, AASP, ALEPE e integrantes da Coordenadoria da Mulher e da Secretaria de Saúde.