“Estamos nos aproximando do clima de Carnaval e o Governo, através da Secretaria da Mulher faz uma parceria com o Grande Recife, no que diz respeito a, não somente, unir forças para atuar na divulgação das campanhas tanto do consórcio como do Estado. Aqui nós firmamos uma cooperação que se estenderá ao longo do ano com treinamentos, capacitações e palestras”, com essas palavras, Matheus Freitas, Diretor-Presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, em reunião com a secretária-executiva da Mulher, Juliana Gouveia, destacou a importância de firmar uma parceria entre os órgãos para o Carnaval 2024 e para o resto do ano.
A colaboração mútua inclui ainda a realização de formação sócio-política para os colaboradores do Consórcio feita pela SecMulher. A capacitação inclui as principais queixas das mulheres que participam das festas de Momo como importunação e assédio sexual, como identificá-las, evitá-las e denunciá-las. A pasta ainda disponibilizará material de enfrentamento à violência contra a mulher para que a empresa possa distribuir em sua frota de 2.200 ônibus dentro da Região Metropolitana do Recife e também receberá cartazes da campanha da SecMulher para o Carnaval de Pernambuco que serão entregues em todos os Terminais Integrados do Estado.
Matheus ressaltou que além disso, ao longo do ano, a Coordenadoria de Comunicação e Imprensa do CTM dará continuidade as ações no enfrentamento a prática criminosa de surf e amorcegamento no ônibus, quando são distribuídos panfletos à população, além de mini palestras proferidas pelos educadores e fiscais com objetivo de alertar sobre os riscos de se pendurar do lado de fora ou no teto do ônibus. A campanha é uma forma de chegar junto aos passageiros e motoristas, conversando e orientando para que eles procurem o consórcio e denunciem essa prática. Estão sendo mapeados quais os corredores, vias e linhas onde vem acontecendo esse ato. São ações que colocam em risco os motoristas, usuários e transeuntes, e a própria vida da pessoa que está em cima ou pendurada nos ônibus.
Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.