Como primeiro compromisso institucional do ano, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, faz visita à Bahia. Nesta quarta-feira (10), ele se reuniu com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, acompanhado pelo diretor de Gestão de Fundos e Incentivos Fiscais, Heitor Freire.
“Foi uma encontro muito importante para que a gente consolide a aproximação da Sudene com o governo do estado pra avançar no conjunto de parcerias que já estamos fazendo através dos instrumentos que nós temos de incentivos fiscais e fundos regionais. Nós viemos dialogar, escutar sobre as prioridades do estado até para que possamos direcionar esses investimentos”, afirmou Danilo Cabral.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância do fortalecimento da Sudene e seu papel para o Nordeste e Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. “Além da questão dos investimentos, tratamos sobre a questão da seca, da necessidade de criarmos um plano de ação para enfrentarmos a estiagem que já atinge muitos municípios da nossa região, bem como a questão da convivência com o semiárido “, comentou.
A agenda é uma continuidade às visitas do superintendente aos estados da área de atuação da Sudene. Na visita de hoje, também foi tratada a atração de mais investimentos para o turismo. “Junto com outros atores, como a Embratur, queremos fortalecer esse polo turístico por todas as potencialidades apresentadas aqui, como o turismo religioso, histórico, cultural, gastronômico, as belezas naturais. O estado tem ativos que podem alavancar novos empreendimentos “, frisou Danilo Cabral.
Também participou da agenda o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que falou sobre as ações do governo federal. “Discutimos sobre a possibilidade de mais voz, mais condições ao turismo, para que o mundo possa conhecer todos os potenciais da Bahia, do Brasil, inclusive o turismo afro. Assim, a gente não só enfrenta o racismo como também valoriza as nossas raízes e heranças. Vamos buscar novas conexões, isso é geração de emprego e renda. Quando o presidente Lula diz que o Brasil voltou e isso se torna muito forte aqui na Bahia”, disse.
Durante o encontro, os gestores da Sudene apresentaram os dados sobre os incentivos fiscais aprovados pela Sudene para empresas instaladas na Bahia. Só na última reunião da Diretoria Colegiada, realizada na última semana de dezembro, foram aprovados cerca de R$ 1 bilhão em investimentos, relativos a 37 pleitos de diversos segmentos da economia baiana. “Isso significa geração de emprego, renda e oportunidades para a população”, frisou o diretor Heitor Freire. A construção da ponte que ligará Salvador a Itaparica, uma das mais importantes obras de infraestrutura do estado, fez parte da pauta também.
Participaram também o secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, e os secretários estaduais Maurício Bacellar (Turismo) e Eduardo Sodré (Meio Ambiente), além de José Trindade (Conder) e Saulo Filinto (Seinfra).