O mês de março de 2023 entrou para a história de Pernambuco, isso porque, nesse período o Tribunal de Contas do Estado pôde anunciar, enfim, o fechamento de todos os lixões no estado. A medida não foi de fácil aplicação, mas de extrema necessidade, pois cidades inteiras sofriam com todos os danos causados por lixões a céu aberto, que colocavam em xeque, a saúde pública e o meio-ambiente de centenas de milhares de pernambucanos.
O fim dos lixões é um exemplo claro de uma parceria muito exitosa, entre o TCE e o Ministério Público de Pernambuco, com a participação direta de prefeitos e do Governo do Estado. Mas esse não é o único caso, onde a relação entre essas duas instituições pode render bons frutos para a população.
E dando sequência a série de reportagens do Blog do Alberes Xavier e a Rede Pernambuco de Rádios sobre a posse de Valdecir Pascoal como novo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, ele agora fala sobre a sua expectativa para a relação das duas instituições. “O Ministério Público é um parceiro de primeira hora, temos perfis parecidos, já atuamos em questões importantes como a desativação dos lixões em todo o estado, um problema histórico, mas que foi corrigido e que teve participação nossa e do Ministério Público, nos ajudando e cobrando”, disse ele.
Valdecir Pascoal se mostrou disposto a aproximar ainda mais o TCE e o Ministério Público, na busca por resultados efetivos para questões que tenha urgente resolução. “Vamos azeitar, estreitar ainda mais essa parceria, pode ficar certo disso”, findou o presidente do Tribunal.