Vitória de Santo Antão, a Capital da Zona da Mata, vem voltando a ter evidência nos mais diversos setores. Devido à gestão inovadora do prefeito Paulo Roberto, o município tem se consolidado no cenário econômico e administrativo, se tornando referência para outras cidades pernambucanas, sobretudo após conseguir o “Selo Ouro” em transparência pública, segundo auditorias promovidas pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE/PE).
O trabalho agora já consolidado pela Controladoria Geral do Município (CGM) também ganha contornos importantes em outras secretarias e diretorias. Desta vez, o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais, o Vitória Prev, alcançou espaço entre os dez municípios pernambucanos de mais eficiência na gestão em prol da categoria.
Com uma arrecadação insuficiente no início de 2021, girando em torno de R$ 28 milhões, o município não conseguiria sequer arcar um semestre de pagamentos para aposentados e pensionistas, mas devido à política de organização instituída pelo município, cumprindo corretamente com todas suas obrigações para com os aposentados, esses repasses podem ser feitos dentro da normalidade pelos próximos quinze anos, com a aplicação de R$ 100 milhões.
“Apenas sete municípios, de mais de cento e quarenta que possuem previdência própria, conseguiram essa classificação do Ministério da Previdência. Isso implica dizer que hoje conseguimos conceder empréstimos com a taxa de juros bem menor do que os bancos, valorizando os servidores. É importante lembrar que antes não tínhamos nenhuma classificação a nível regional ou nacional, mas com o empenho do prefeito Paulo Roberto hoje chegamos a este resultado”, destacou Rubem de Deus, presidente do Vitória Prev.
Além de uma gestão imediatista, com ênfase no presente, a administração do fundo previdenciário tem uma visão voltada ao futuro. “Desta forma, nós iremos continuar trabalhando para assegurar a aposentadoria dos atuais servidores. Seguimos com muita transparência e valorização da categoria, promovendo ações de saúde, entretenimento e provendo o sentimento de pertencimento de nosso quadro de beneficiários”, concluiu Rubem.