Nas proximidades de lixeiras públicas, um ser que se assemelha a uma pilha de monturos e lixo promove sustos nos passantes a cada vez que um transeunte descarta o lixo de forma irregular no local onde ele se encontra. Em uma roteirização que se assemelha a um reality show educativo com pitadas cômicas, a campanha Recife Limpa começou a ganhar as ruas e as telas de TV em 2022 e, na noite de ontem (quinta, 30), foi vencedora do PPA, premiação que homenageia o talento e a criatividade dos profissionais da publicidade brasileira e considerada a maior referência do país. A premiação aconteceu em São Paulo.
Criada pela Agência Ampla e produzida pela Urso Filmes para a Prefeitura do Recife, a campanha fez tanto sucesso que foi reeditada em 2023 para ‘puxar a orelha’ novamente da população e lembrar a todos que o lixo, quando descartado de forma incorreta, também afeta e compromete o sistema de drenagem da cidade, provocando obstruções em córregos, canaletas e canais, contribuindo para os alagamentos e transtornos causados quando acontecem chuvas excessivas cujas águas procuram os caminhos naturais para poder chegar ao oceano.
As peças também garantiram acessibilidade com tradução em Libras para os deficientes auditivos, além de boas risadas nas redes sociais, gerando engajamento e interações inéditas nas redes sociais da @prefeiturarecife, que conta com mais de 400 mil seguidores apenas no Instagram. Para conferir as peças, os internautas podem fazê-lo através do link https://ppa.globo/video/2022-