No início de 2024, unidade ganha mais três equipes de saúde da família e se transforma em USF Mais, com ampliação do horário de funcionamento e dos serviços para a população
A Unidade de Saúde da Família (USF) União das Vilas, na Avenida Agamenon Magalhães, passou por uma requalificação geral e a conclusão da obra foi inaugurada nesta quarta-feira (06/12) pelo prefeito do Recife, João Campos. Entre os maiores benefícios da intervenção, está a ampliação do espaço e das equipes de profissionais, aumentando a capacidade de atendimento em mais de 300% – a cobertura passará de 2,8 mil para 8,6 mil usuários. As melhorias foram possibilitadas com o investimento de R$ 900 mil, provenientes do programa Recife Cuida.
Toda a unidade passou por adequações na rede elétrica, manutenção do telhado e renovações na estrutura, para possibilitar acessibilidade a pessoas com deficiência. Além disso, agora conta com espaços mais amplos, uma nova sala de espera e climatização em todos os ambientes. Houve também a construção de uma sala para a equipe multiprofissional da atenção primária (eMulti) e o aumento no número de consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem, duplicando cada uma dessas especialidades de saúde.
“A nova unidade de União das Vilas, que fica aqui na Agamenon Magalhães, foi toda requalificada. A gente está fazendo também a expansão das equipes, chegando a quatro equipes de saúde da família e equiparando as equipes de saúde bucal; isso vai mais do que duplicar a capacidade de atendimento dessa unidade. É uma requalificação plena, com nova infraestrutura, novos equipamentos e acesso à internet em todas as salas. O melhor é saber que não é só essa unidade – são mais de 60 em obra ao mesmo tempo que a gente está fazendo. Daqui para o final do ano, teremos mais dez entregas sendo feitas aqui na nossa cidade. A equipe da saúde está garantindo o que se espera, que é um atendimento melhor para todos os recifenses que precisam de saúde de qualidade”, destacou o prefeito João Campos.
retária da saúde do Recife, Luciana Albuquerque, avaliou a reforma da USF União das Vilas como fundamental para o melhor atendimento dos pacientes: “Temos, a partir de agora, ambientes mais adequados, com renovação de equipamentos e mobília, proporcionando um melhor acolhimento aos pacientes e também conforto e condições de trabalho para os profissionais. Todas essas melhorias estão no nosso plano de expansão da Atenção Básica para 100% do território do Recife. Estamos trabalhando para que nenhuma área do município deixe de ser coberta por uma equipe de saúde da família. E a USF União das Vilas está sendo transformada, já no início de 2024, em uma USF Mais, ou seja, com horário de funcionamento ampliado e mais serviços para a população local”, explicou.
Durante as obras, uma estratégia foi montada para que a população assistida pela unidade não tivesse descontinuidade no atendimento. Dessa forma, as consultas e demais serviços foram ofertados em um espaço com containers, próximo ao local, onde pacientes continuaram tendo acesso a consultas médicas e de enfermagem, acompanhamento odontológico, procedimentos como curativos e retirada de pontos, além de sala de vacina.
Mara Noca, enfermeira que atua na USF União das Vilas, comemorou a reforma da unidade como uma conquista importante para os pacientes: “A equipe da nossa Unidade de Saúde da Família já há mais ou menos dez anos aguardava essa reforma, então está sendo um presente para a gente, pois foi muito bem planejada e cuidada. É um presente não apenas para a equipe, mas também para os usuários, para a comunidade, que vai ganhar muito em bem-estar. Então a gente está muito feliz, é um sentimento de gratidão, e eu espero que os usuários também vejam dessa forma”, afirmou.
A inauguração da reforma foi acompanhada também pelos vereadores Hélio Guabiraba, Marco Aurélio Filho, Alcides Teixeira Neto e Junior Di Bria.
RECIFE CUIDA – O investimento na reforma da unidade é fruto do programa Recife Cuida, que visa ampliar o acesso aos serviços de saúde, qualificar a gestão da rede, fortalecer os recursos humanos, reformar e construir novas unidades, de modo a aumentar a satisfação do usuário do SUS com o atendimento prestado. Ao todo, mais de R$ 400 milhões estão sendo investidos na capital até 2024. Desde 2021, 101 unidades da rede de saúde foram requalificadas; 28 reformas estão em andamento e outras 53 obras iniciam ainda este ano. “Nossa rede como um todo tem em torno de 300 unidades. E mais da metade delas, justamente aquelas que mais precisavam de intervenções, estão sendo beneficiadas, ganhando nova estrutura. A saúde do Recife é um canteiro de obras, que trará ganhos significativos para os recifenses ao longo dos próximos anos”, avalia a secretária.
Fotos: Rodolfo Loepert/ Prefeitura do Recife