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Prefeitura do Recife entrega projetos de nova geometria viária para reduzir mortes e lesões no trânsito

Nos bairros de Casa Amarela e de Boa Viagem, áreas contempladas vão trazer novas geometrias nas vias, além de reposicionamento de semáforos e de travessias. Os locais registraram, respectivamente, 62 e 43 sinistros de trânsito com vítimas entre 2017 e 2022

Com o objetivo de salvar vidas no trânsito, a Prefeitura do Recife iniciou uma série de intervenções que serão feitas em áreas que registraram alto índice de sinistros de trânsito na cidade. O objetivo é aumentar a segurança viária em pontos críticos identificados pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Nesta sexta-feira (15), foram entregues duas intervenções, a primeira em Casa Amarela, na Zona Norte, e a segunda em Boa Viagem, na Zona Sul. As duas áreas apresentam grande índice de ocorrências de sinistros de trânsito. Os projetos, assim como a análise dos dados de sinistralidade, foram feitos em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), organização de referência mundial no assunto.

No bairro de Casa Amarela, na Zona Norte, o cruzamento entre as avenidas Norte e Professor José dos Anjos recebeu um tratamento com nova sinalização, realizada pela CTTU, e obras de canteiros, feitas pela Emlurb, para redesenhar a geometria da via, além da requalificação das calçadas. Também foi feita uma realocação de pontos semafóricos para resguardar as novas travessias implantadas e melhorar a visibilidade do equipamento. O novo desenho viário foi feito a partir da pesquisa observacional na área identificando as linhas de desejo dos deslocamentos para definição de áreas de travessia. O local foi cenário de 62 sinistros de trânsito com vítimas entre 2017 e 2022.

Já em Boa Viagem,no cruzamento entre as ruas Camboim e Dez de Julho, será implantado sentido único na Rua Camboim, tanto para quem vem da cidade, a partir da Rua Sargento Melo Júnior quanto para quem vem do bairro de Setúbal, a partir da Rua Sargento Waldir Correia. A continuação dos dois sentidos será proibida no cruzamento com a Rua Dez de Julho. Os condutores deverão girar na Rua Dez de Julho e seguir para a Rua Waldemar Nery Carneiro Monteiro no sentido do destino desejado. Essa localidade apresentou 35 sinistros de trânsito com vítimas entre os anos de 2017 e 2022. O número é considerado alto e, por isso, foi realizado estudo para adequação da circulação e redesenho de oito cruzamentos na área mapeada.

A velocidade regulamentada na Rua Dez de Julho será de 30 km/h, que é o indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para locais com grande fluxo de pedestres e vias locais. Para garantir a velocidade mais baixa, as vias foram redesenhadas seguindo as normativas estabelecidas pelo Manual de Desenho de Ruas do Recife, garantindo mais espaços para os pedestres e travessias mais seguras. Foi utilizado o urbanismo tático nas esquinas de oito cruzamentos ao longo da Rua Dez de Julho para que os motoristas e motociclistas reduzam a velocidade nas interseções e, com isso, evitem colisões. Com isso, foram destinados 385 m² para os pedestres.

REDUÇÃO DE SINISTROS DE TRÂNSITO EM REDESENHO URBANO – As intervenções de redesenho urbano já ajudaram a reduzir em até 91%. Os sinistros em áreas críticas do Recife, como era o caso da Rua José de Alencar. No cruzamento entre as ruas do Hospício e Princesa Isabel, a redução foi de 50%. No Largo da Paz, em Afogados, a redução foi de 40% de sinistros com vítimas.

ABORDAGEM SISTÊMICA – A metodologia de abordar os pontos críticos em relação a sinistros de trânsito é importante para potencializar os resultados das intervenções e investir os recursos de maneira mais eficaz na redução de mortos e feridos graves nas vias. Este é o método de gestão utilizado pela Prefeitura do Recife na política de segurança viária, que trabalha de maneira integrada os pilares de gestão de dados, infraestrutura viária, fiscalização e comunicação e educação para o trânsito. Alinhados, os setores conseguem melhores resultados para salvar vidas.

Fotos: Josenildo Gomes/CTTU


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