Home » Pernambuco » Encantos de Natal de Garanhuns cativa moradores e visitantes, movimenta a economia e ajuda a consolidar o município como polo turístico do Estado

Encantos de Natal de Garanhuns cativa moradores e visitantes, movimenta a economia e ajuda a consolidar o município como polo turístico do Estado

Em entrevista para o Desenvolve PE, o prefeito Sivaldo Albino falou sobre Investimentos, planejamento e o alcance de metas da educação integral na cidade do Agreste pernambucano

Projeto Desenvolve PE está iniciando uma série de entrevistas semanais com prefeitos e secretários dos municípios de Pernambuco. Nosso primeiro convidado é Sivaldo Albino (PSB), prefeito de Garanhuns, no Agreste Meridional.

Sivaldo Rodrigues Albino (PSB), tem 52 anos e, desde 2020, exerce o primeiro mandato como prefeito da “cidade das flores”. Na entrevista ele falou sobre desafios, conquistas, projetos futuros e avanços obtidos durante a sua gestão frente à prefeitura, sobretudo em áreas como educação, cultura, turismo e desenvolvimento econômico.

Desenvolve PE – Garanhuns é uma cidade reconhecida por seus atrativos turísticos que têm levado cada vez mais pessoas de Pernambuco e do Brasil para conhecer a arte, a gastronomia e a cultura do município. Sr. Prefeito, qual a relevância de eventos como o FIG; Jazz Festival e, nesta época de fim de ano, o Encantos do Natal para o fortalecimento da economia do município?

SA – Garanhuns se transformou na Terra dos Grandes Festivais, com um calendário de eventos conhecida, com datas previamente divulgadas e até as principais atrações de cada evento estamos divulgando com bastante antecedência, tudo isto para impactar positivamente na atração permanente de turistas, que trazem incremento financeiro para o município, a princípio fortalecendo o Trade Turístico, mas que acaba movimentando os demais segmentos econômicos do município. Todos ganham, do comércio ao taxista e motorista de aplicativo, do comerciante informal aos salões de beleza. Mas além dos eventos, estamos investindo em atrativos para atrair estes turistas mesmo fora dos períodos dos festivais, a exemplo do Museu do FIG, novo Parque Esportivo, novas praças, cuidado com os pontos turísticos com o embelezamento e a volta das flores. Vale lembrar que estamos construindo o Complexo Administrativo onde teremos o novo prédio para abrigar todas as secretarias e a nova prefeitura, e aí o Palácio Celso Galvão vai se transformar no Museu Municipal, que vai se juntar como equipamento de cultura, história e turismo ao Museu do FIG. Aproveito para informar que já iniciamos a reforma e ampliação do Cristo do Magano, que vai se transformar em um grande Complexo Turístico, com mirante, gastronomia, artesanato, e muito mais. Tudo isto aliado aos investimentos privados significativos nos últimos anos em nosso município. Sobre os eventos, temos em fevereiro o Garanhuns Jazz Festival. Em abril, o Viva Garanhuns (em homenagem ao Mestre Dominguinhos). Em junho, o resgate da Festa de Santo Antônio. Em julho, o Festival de Inverno, que será realizado por nossa gestão, em 18 dias, grandioso como tem que ser. Em setembro, celebramos o Festival Viva Jesus. Do mês de novembro ao início de janeiro, são dois meses do Encantos do Natal, que este ano contou com o maior público da história de 20 anos do evento.

 

Desenvolve PE  Sr. prefeito, sobre o perfil socioeconômico do município, além do turismo, quais outras atividades se destacam? A prefeitura de Garanhuns promove políticas públicas de desenvolvimento econômico junto aos seus empreendedores?

SA – É fato que o setor de serviços é o que mais emprega em Garanhuns, com mais de 50% das carteiras assinadas no município. Neste setor encontramos os nossos polos de turismo, saúde e de educação, grandes geradores de emprego e renda. Para se ter ideia da importância deste segmento, e da forma como cuidamos das políticas públicas para o setor, a arrecadação do ISS saltou de R$ 26 milhões em 2021 para mais de R$ 50 milhões em 2023, o que tem possibilitado tantas obras e investimentos com recursos próprios no município. Mas temos também um comércio pujante que atrai consumidores de mais de 40 municípios. Uma agroindústria estável no setor alimentos, baseada principalmente em nosso polo leiteiro. A construção civil também vem crescendo muito, incentivada pelas medidas que tomamos que desburocratizaram o desenvolvimento do município. Nossa sala do empreendedor acaba de ganhar o Selo Ouro do Sebrae. Nossas secretarias de Obras, Planejamento e Meio Ambiente trabalham em conjunto na análise de novos projetos que prospectam Garanhuns. Os investimentos no centro comercial da cidade e os eventos estão impulsionando nossa economia, por isto estamos conseguindo realizar investimentos em obras, mesmo no cenário atual de queda da arrecadação.

 

Desenvolve PE – Neste ano de 2023, o município de Garanhuns se consolidou como segunda cidade em Pernambuco com o maior número de alunos do ensino fundamental matriculados em escolas integrais. Sr. Prefeito, quais ações da prefeitura foram determinantes para que a cidade atingisse essa marca?

SA – A educação é uma das prioridades em nossa gestão. Garanhuns não aparecia bem nem entre os 22 municípios da regional de educação. Era grande o percentual de alunos de até 7 anos na rede municipal que não sabiam sequer ler e escrever. Colocamos como meta estarmos entre as melhores educações do estado, alcançando a liderança regional. Para isto, investimentos foram e estão sendo feitos, com creches, novas escolas e implantação do ensino em tempo integral. Compreendemos a importância da Educação Integral, não apenas como tempo estendido, mas como formação integral dos estudantes. Assim, estamos ampliando nossas escolas com ensino integral, buscando cumprir a Lei do PME – Plano Municipal de Educação – Até 2021 a meta estava zerada por não ter nenhuma escola Integral. Já implantamos cinco escolas, com planos de continuar esta expansão, em parceria com o ICE – Instituto de Corresponsabilidade em Educação e com iniciativa privada. Vale o registro ao grupo Ferreira Costa, pelo incentivo e investimento. Com isto, somos o município com o segundo maior número alunos matriculados em escolas de ensino integral, mesmo sendo a nona população no estado. E melhor, nossos índices na educação estão crescendo, mostrando o acerto da gestão, fruto de investimentos sempre superiores a 35% da receita, quando a lei exige apenas 25%. Com este trabalho, já viramos o jogo, agora 76% de nossas crianças na rede municipal já sabem ler e escrever, e o aprendizado melhora tudo na formação infantil.

 

Desenvolve PE – Sr. prefeito, as instituições de ensino do município de Garanhuns fazem uso de ferramentas tecnológicas e soluções digitais durante o processo de ensino/aprendizagem dos alunos? Há projetos nesse sentido? Quais são?

SA – Sim, fazemos uso constante da tecnologia no aprendizado, até porque é uma das competências da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, a Alfabetização Digital. Todos os estudantes receberam Tablets e fazem uso dos mesmos em diversos Projetos Pedagógicos e de Alfabetização e letramento. No mundo contemporâneo, é imprescindível utilizar a tecnologia em sala de aula e nos demais espaços da educação.

 

Desenvolve PE – Quais são as principais metas, projetos e desafios da Prefeitura de Garanhuns para 2024 nas áreas de educação e economia?

SA – Vamos continuar dando ordens de serviços para mais obras no município, e dar seguimento ao maior canteiro de obras da história de Garanhuns, em todos os bairros e de todas as áreas. Escolas, creches, unidades básicas de saúde, praças, academias, campos e complexos esportivos nos bairros, novos CRAS, conclusão das obras da CEAGA, da Av. Santo Antônio, Museu do FIG, Complexo turístico do Cristo do Magano, novo centro administrativo com a nova prefeitura, centenas de ruas e avenidas com pavimentações de qualidade e com drenagens de águas servidas e pluviais, programa LED para Todos, maior programa de iluminação pública da história, investimentos nas Autarquias com qualificação da guarda municipal, criação do curso de Medicina na AESGA. No mais, dizer à população que seguimos com nosso equilíbrio fiscal, responsabilidade com a gestão do município, investindo e projetando a infraestrutura do município para o futuro e gerando mais qualidade de vida para a população.

Fotos: Fernando Henrique


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários