No último dia 1º de novembro, o deputado federal Pedro Campos solicitou, através de ofício ao governo de Pernambuco, a implementação de transporte gratuito durante as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, por meio de ações junto ao Grande Recife Consórcio de Transporte. O Enem será realizado nos próximos do 5 e 12 e, para o parlamentar, a medida é imprescindível para garantir o acesso à prova para cerca de 218 mil pessoas inscritas no exame no estado pernambucano.
“O nosso estado possui a política de passe livre e, através dessa política, poderia se custear a ida dos candidatos ao Enem. Contudo, como a prova não é feita somente por estudantes, é importante viabilizar essa gratuidade para todos os candidatos nos dias de prova. Diversas cidades e regiões metropolitanas do país estão adotando ações voltadas a garantir o melhor acesso das pessoas para realização das provas”, comentou.
Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas em todo o Brasil estão inscritas. Dentre os desafios enfrentados pelos que irão prestar o exame, a mobilidade até o local da prova preocupa grande parte dos inscritos. O parlamentar ressaltou que a gratuidade iria colaborar para superar desafios enfrentados pelos candidatos que moram distantes do local de prova ou que enfrentam dificuldades financeiras para sua mobilidade. “Diversas localidades estão adotando a gratuidade do transporte público e aumento de frota em outras cidades, como Fortaleza, Águas Lindas, Iúna, Campo Grande,entre outras”, afirmou o deputado.
A União Brasileira dos Estudantes Secundarista (UBES) também realiza mobilização nacional pela gratuidade do transporte público, com o objetivo de garantir o acesso aos locais de provas. O vice-presidente da UBES, Inaldo Ribeiro, comentou as ações realizadas pela instituição. “Solicitamos formalmente o apoio do governo do estado de Pernambuco para que os candidatos possam participar dos processos de ingresso às universidades públicas. Esse é um exame importante que contribui com a formação das nossas juventudes. Nos últimos houve declínio nos números de inscritos no Enem, uma das mais graves consequências da pandemia de COVID-19”, afirmou.
A presidente da União dos Estudantes de Pernambuco – UEP, Clara Maria Lucena, salientou a importância da gratuidade se estender para os candidatos inscritos no Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco. “O SSA irá realizar provas nos dias 19 e 26 de novembro e 3 e 10 de dezembro. É importante garantir também o acesso dos candidatos que irão fazer as provas. Nós da União dos Estudantes de Pernambuco acreditamos e lutamos pela democratização do acesso ao ensino superior que se inicia com esses momentos”, afirmou Maria Clara.