Para receber as contribuições dos diferentes atores do ecossistema nacional de CT&I, serão realizados eventos estaduais e municipais, além de reuniões temáticas
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) reuniu nesta sexta-feira (10) as secretarias da pasta e instituições vinculadas para alinhar a organização da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI). O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Guila Calheiros, e o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, explicaram os principais pontos da organização do evento, marcado para os dias 4, 5 e 6 de junho de 2024.
Com o tema ” Ciência, tecnologia e inovação para um Brasil justo e desenvolvido”, o objetivo da Conferência é elaborar a nova Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia para os anos de 2025 a 2035 reunindo contribuições dos mais diferentes atores do ecossistema nacional de CT&I. Para isso, serão realizadas reuniões temáticas e conferências estaduais, municipais e distrital, além de eventos livres e regionais.
Segundo o secretário Guila Calheiros, os temas debatidos nesses eventos devem seguir os eixos estruturantes da estratégia, que foram definidos em portaria do MCTI e envolvem a recuperação do Sistema Nacional de C&T; reindustrialização em novas bases; projetos estratégicos nacionais e desenvolvimento social.
“Uma portaria da ministra Luciana Santos definiu os eixos estruturantes que vão ser a base para a construção da Estratégia Nacional para os próximos 10 anos. Nós teremos um conjunto de conferências estaduais e municipais, reuniões temáticas e conferências livres. O trabalho da Conferência Nacional é ouvir as bases e construir a Estratégia Nacional de baixo para cima”, explicou.
A organização do evento tem apoio logístico do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). O ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, é o secretário-executivo, e o professor Anderson Gomes o secretário-adjunto.
A 5ª CNCTI foi convocada por meio do Decreto 11.596, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em evento no Palácio do Planalto marcado pela entrega das medalhas da Ordem Nacional do Mérito Científico e pela retomada do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT).