A eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco poderá ser antecipada. Isso porque o plenário da casa aprovou por unanimidade o projeto de lei 1.387/2023, que autoriza a antecipação do pleito. No total, 41 deputados votaram.
A tramitação da proposta foi relâmpago. Pela manhã, Comissão de Legislação, Constituição e Justiça aprovou o parecer de Mário Ricardo pela aprovação da proposta. À tarde, foi aprovado em plenário com os votos dos 40 deputados presentes.
Desta forma, o presidente Álvaro Porto e toda a Mesa têm o caminho aberto para buscar a reeleição antes do prazo previsto. Pelo regimento interno que estava em vigor, a escolha 1º de novembro do primeiro ano da legislatura e 1º de fevereiro do terceiro ano da legislatura.
Com a mudança do regimento interno, a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026, que só poderia acontecer entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, pode ser realizada ainda este mês. Mais cedo, a matéria já tinha sido aprovada por unanimidade na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Casa, tendo Mário Ricardo (Republicanos) como relator.