Adagro, IPA, Iterpe apresentam ações da Secretaria de Desenvolvimento Agrário
A secretária de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA), Ellen Viégas, participou da abertura oficial da 80ª edição da Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, no Parque de Exposições do Cordeiro, domingo (12/11), representando a governadora, Raquel Lyra. Também presentes o secretário executivo, Carlos Ramalho, a presidente da Adagro, Raquel MIranda, e o diretor do Prorural, Mychel Ferraz.
Em sua fala, Ellen Viégas, parabenizou a organização da Exposição e o engajamento de produtores e profissionais que desenvolvem um excelente trabalho no setor. “Aqui temos um ambiente de prestação de serviços dos setores privado e público, troca de experiências, além da grande oportunidade de realização de negócios”, falou a secretária destacando o apoio do Governo do Estado ao evento por meio da SDA.
Por sua vez, Delmiro Gouveia, presidente da Sociedade Nordestina de Criadores (SNC), que promove a Exposição Nordestina, com apoio do Governo do Estado, ressaltou a importância econômica do evento para o Nordeste. “Agradecemos o apoio do Governo do Estado para a realização desse evento, que deve gerar cerca de R$ 40 milhões em negócios”, destacou ele.
A Secretaria de Desenvolvimento Agrário apresenta na Exposição Nordestina de Animais o trabalho desenvolvido por três de suas vinculadas – Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iterpe).
A Adagro participa de todas as etapas da realização do evento. “Nossa equipe começa a fiscalização antes do início da Exposição para liberar e receber os animais”, explica Raquel Miranda. Durante todo o evento, a Adagro mantém funcionários de plantão a fim de emitir a Guia de Trânsito Animais (GTA) e conferir a documentação sanitária e a sanidade dos animais.
Um dos destaques da mostra é a seleção de gado da raça Holandesa da Estação Experimental de São Bento do Una, do IPA. Além disso, o Iterpe disponibiliza sua unidade móvel para atender os produtores e público presentes. Também viabilizou a participação de 30 agricultores familiares artesãos e produtores familiares.