Home » Pernambuco » PCR faz 2ª ação de retirada de animais do Parque Treze de Maio. Local ganhará Praça da Infância

PCR faz 2ª ação de retirada de animais do Parque Treze de Maio. Local ganhará Praça da Infância

A prefeita em exercício do Recife, Isabella de Roldão, acompanhou os trabalhos das equipes da Emlurb, CPRH e Ibama, que retiraram 11 macacos que viviam no parque. Local ganhará uma Praça da Infância

A Prefeitura do Recife, por meio da articulação do gabinete da prefeita em exercício Isabella de Roldão, deu seguimento à retirada dos animais do zoológico do Parque Treze de Maio, no início da manhã desta terça-feira (31). A ação foi executada em parceria com a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), órgão da gestão municipal que cuida do parque, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que passa a ser a responsável pelos animais, e o Ibama. No local, haverá a construção de uma Praça da Infância temática.

A retirada dos 11 macacos foi a segunda transferência realizada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras Tangará), após a realização, por parte da Emlurb, de avaliação médica para análise das condições de saúde dos animais. No último dia 20 de outubro, o processo foi iniciado com a retirada de 48 aves, entre eles araras-canindé, seriema, patativa e rolinha cinza. Ao chegarem ao Cetras, todos os animais passarão por um processo de reabilitação com o objetivo de ser reintroduzidos na natureza ou, quando não for possível, em santuários ou centros de triagem (CRAS) específicos, com o intuito de devolvê-los para a sua fauna e flora original.

Para Isabella de Roldão, com a retirada dos animais do zoológico, “vamos deixando de normalizar a presença de animais silvestres em ambientes trancafiados. A reabilitação dos bichos para seu habitat natural é uma grande conquista”, explica. “Com a retirada dos animais, a cidade ganhará mais uma Praça da Infância, conceito extremamente envolvente e participativo”, conclui.

A transferência dos animais para o Cetras Tangará está ocorrendo por grupos distintos e obedecendo ao cronograma estipulado entre os órgãos competentes. Nesta quarta-feira (01), haverá a retirada dos quelônios (cágados e tartarugas). A expectativa é que no mês de novembro toda a ação esteja concluída.

PRAÇA DA INFÂNCIA NO TREZE DE MAIO

Os frequentadores do Parque Treze de Maio vão ganhar uma Praça da Infância. Após a retirada dos animais, serão iniciadas as análises e estudos para a criação do novo equipamento de lazer que ficará localizado dentro do parque. O conceito da Praça da Infância, que começa a tomar conta da cidade do Recife, combina natureza, brincadeiras e tradições culturais, envolvendo as crianças com a cultura local, unindo os elementos construídos e a paisagem, estimulando o livre brincar, a diversão e o aprendizado. As intervenções incluem construções de passeios e pisos, rampas em asfalto, drenagem, paisagismo, bases estruturais para os brinquedos, mobiliários e a comunicação visual no local.

As Praças da Infância são criadas a partir de uma metodologia para que possam ser replicadas em toda a cidade com soluções específicas que estejam em sintonia com o seu entorno, mas garantindo que toda criança recifense tenha acesso às mesmas qualidades proporcionadas por estes espaços.

 
Foto: Carol Bezerra/Prefeitura do Recife

Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments