O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) promoveu um dia especial para crianças do bairro da Iputinga em comemoração ao Dia da Criança, festejado em 12 de outubro . Foi uma manhã de alegria, descontração e muita interação junto com a Turma do Fom-Fom e alunos da Escola Municipal Casarão do Barbalho. Perto de 100 crianças participaram das atividades, na Escola Pública de Trânsito (EPT), que foram compostas por oficinas, jogos, teatrinho e a oportunidade de manipular veículos, como motocicletas e viaturas, que integram a fiscalização de trânsito.
Para o diretor-presidente do Detran-PE, Carlos Ferreira, a iniciativa, além de festejar o Dia da Criança, oferece uma “oportunidade de instruir as crianças sobre o sistema nacional de trânsito, contribuindo para condutores mais conscientes”. Ele acrescenta que o Detran-PE vem reforçando a medidas educativas, principalmente em escolas, visando levar informação, que servirá para influenciar pais e familiares.
Na programação, a garotada se esbaldou na oficina de pintura, espalhadas pelo piso da EPT com lápis coloridos e a imaginação a todo vapor. Cada um usou o material conforme a imaginação, colorindo personagens da Turma do Fom-Fom. O espaço serviu ainda para números de mágicas, desafiando a curiosidade e percepção da meninada. Eles também participaram de joguinhos interativos, sempre com conteúdo relacionado ao trânsito. Depois os grupos foram levados para conhecerem de perto, sentando e manipulando sirenes e luminosos das motocicletas dos batedores do órgão e dos veículos utilizados na fiscalização.
E para concluir a festança, todas as crianças seguiram para o Auditório do Detran-PE onde foi realizada encenação teatral com a Turma do Fom-Fom, comemorando os 10 anos da Bibite, uma das integrantes do grupo. O teatrinho trouxe lições de trânsito importantes, como o uso do cinto de segurança, não falar ao celular enquanto dirige e respeitar a faixa de pedestres. Ana Rosa Lima, professora da escola, ficou animada com a programação. “Vai ajudar o que já trabalhamos no dia a dia, principalmente com relação ao pedestre e ciclistas, que é majoritariamente a realidade deles”.
Foto: Peu Ricardo