“Todos têm um papel na sociedade, com deveres e direitos. O que esperamos desse encontro é que possamos idealizar um ambiente de trabalho igualitário, onde homens e mulheres tenham seus direitos e deveres garantidos de forma isonômica, com isso, podemos diminuir ou sanar situações de assédio que se proliferem no ambiente de trabalho. Com objetivo de incentivar o combate aos diferentes tipos de assédio, essa palestra faz parte de mudanças que estamos implementando por meio da Diretoria de Gestão Organizacional”. Com essas palavras, o Diretor-Presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, Matheus Freitas, abriu a palestra “Assédio no mundo do trabalho” na manhã de hoje (05), proferida pela escritora Karla Júlia Marcelino, que elaborou a cartilha sobre assédio moral no Estado.
Na ocasião, Karla abordou o conceito e os tipos de assédio, tanto moral quanto sexual, o que trazem graves consequências não somente ao trabalhador, mas ao ambiente de trabalho. “Essa prática é um ato contra a dignidade ou integridade dos trabalhadores, expondo-os a situações humilhantes e constrangedoras durante a jornada de trabalho. Esses casos muitas vezes ocorrem em relações hierárquicas, mas também pode acontecer entre colegas”.
O assédio moral no trabalho pode ser entendido como a exposição de um trabalhador a diversas situações desgastantes e humilhantes dentro do ambiente profissional. Prevenir conflitos é fundamental para otimizar o clima organizacional, estimulando ambientes de trabalho ainda mais produtivos.