O desfile de 7 de Setembro em Vitória de Santo Antão, nesta quinta-feira, manteve a tradição de encher as ruas. Com o tema “O Brasil na contemporaneidade: construindo novos tempos”, o evento teve início no Pátio de Eventos Otoni Rodrigues, contando com a participação de trinta escolas da rede municipal e duas estaduais. O cortejo foi aberto pelas forças de segurança, como o Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Associação dos Bombeiros Civis, Polícia Militar e o Tiro de Guerra.
As comemorações pela Independência, no entanto, começaram mais cedo no município. Às 8h, na Praça da Restauração, uma solenidade selou o hasteamento das bandeiras, resguardando a tradição local. “Essa é uma marca de nossa gestão: valorizar os dias cívicos. Datas comemorativas possuem uma função não somente histórica, mas também social, pois através dos atos solenes estamos a incentivar a perpetuação da tradição”, lembrou Carmelo Souza, secretário de Educação.
Além de manter uma estrutura de controle do trânsito, camarote da acessibilidade, pontos de hidratação e profissionais de saúde à disposição dos participantes, a expectativa de público para o desfile foi superada, com famílias inteiras prestigiando as apresentações. “Eu trouxe meus filhos e netos para ver de perto as bandas desfilando, mostrando pra eles como as coisas eram no passado, já que eu também desfilei. Eles adoraram ver o desfile, que foi muito organizado”, frisou Roseane Ferreira, moradora de Vitória.
Entre os subtemas adotados no desfile, ocorreram homenagens. Uma delas foi feita à paratleta Leylane Castro, homenageada pela escola Severino Krause. A escola Rotary prestou uma bela homenagem aos escritores brasileiros, incluindo Monteiro Lobato, com referência à obra Sítio do Pica-Pau Amarelo. A Banda Euclides Vicente Alves, da Escola João Faustino de Queiroz, do município de Chã Grande, foi uma das visitantes que fez o público demonstrar todo entusiasmo por sua passagem.
A presença dos veteranos do Tiro de Guerra (TG 07-004), da Brigada de Infantaria Paraquedista (BIP), dos Desbravadores Adventistas, e uma homenagem à Força Expedicionária Brasileira (FEB) enriqueceram ainda mais o desfile. Por último, a Banda Marcial do Colégio 03 de Agosto atendeu à expectativa do público, com números musicais inéditos e uma alta performance dos balizadores.
“O Sete de Setembro foi mais um dia histórico para a nossa cidade. Celebramos os 201 anos da Independência do país com grande entusiasmo. As escolas estavam totalmente preparadas, com instrumentos, fardamentos e regentes profissionais brilhando em cada detalhe. O comprometimento dos alunos, diretores, professores e das forças de segurança foi notável. Quero expressar meu sincero agradecimento a todos os participantes por tornarem esse dia memorável”, comemorou o prefeito Paulo Roberto.