Com o objetivo de salvar vidas no trânsito e garantir um ir e vir seguro à população, a Prefeitura do Recife, com apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS, na sigla em inglês) inicia nesta segunda-feira (18), a Semana de Mobilidade do Recife, que traz atividades nas diversas áreas da gestão de segurança viária. O pontapé inicial foi uma blitz de fiscalização no Cais José Estelita, no Cabanga, com orientações sobre o excesso de velocidade, assim como o lançamento de uma nova versão da campanha com o tema “Acima da velocidade permitida, nenhuma vida está protegida”, produzida em parceria com a Iniciativa Bloomberg, através da Vital Strategies. As ações conjuntas de fiscalização e comunicação seguem até a sexta-feira (22), assim como atividades de educação para o trânsito, gestão de dados e engenharia viária.
A campanha vai trazer como público-alvo os motociclistas, que são usuários vulneráveis e os que mais excedem a velocidade. De acordo com o Relatório Fatores de Risco e Segurança Viária, fruto de uma pesquisa elaborada no Recife pela Johns Hopkins University, os veículos que mais excedem a velocidade são os motociclistas, chegando a 35% em vias onde não há fiscalização eletrônica.
Além das peças gráficas focadas no motociclista, a campanha relembra a história da tragédia no trânsito ocorrida no bairro da Tamarineira, Zona Norte, em 2017 – onde o excesso de velocidade e a embriaguez do condutor provocaram a morte de três pessoas, uma delas grávida, e deixou duas feridas, uma com lesão permanente. O vídeo da campanha reproduz imagens de hospitais e médicos socorrendo as vítimas e traz a reflexão “O que pode acontecer em menos de um segundo?”, além de um depoimento do advogado Miguel Silveira, uma das vítimas sobreviventes da ocorrência, junto com a filha Marcela. No sinistro faleceram a esposa de Miguel, Maria Emília, de 38 anos, Miguelzinho, filho do casal, de três anos, e Roseane Souza, 23, babá das crianças – e que estava grávida, além da filha que ficou com uma lesão permanente. “É muito pesado viver assim. Você perder um filho e perder a esposa que você ama… E o pedido que eu faço pra cada um: ter consciência de que se você não respeitar as regras, você vai ocasionar acidentes*”, conta Miguel.
O caso, ocorrido em 2017, chocou o Recife e o Brasil por sua gravidade. A combinação de dois dos principais fatores de riscos para sinistros de trânsito – direção sob efeito de álcool, além do excesso de velocidade, tirou a vida de três pessoas que estavam em um carro e seguindo as leis de trânsito. “Comportamentos inseguros nas vias revelam um problema que a cidade precisa enfrentar que é o das mortes e lesões graves no trânsito. A Prefeitura do Recife renova, na sua Semana de Mobilidade, o compromisso com a política de Visão Zero, que é a de que nenhuma morte no trânsito é aceitável. Sabemos que as pessoas vão cometer erros, mas não queremos que elas morram por isso. Dessa forma, estamos intensificando as ações de mudança de comportamento e queremos, principalmente, que os limites de velocidade sejam cumpridos porque esse desrespeito é a principal causa de mortes no trânsito”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.
A campanha é pautada nas melhores práticas de segurança viária no mundo porque traz uma narrativa de causa e consequência, estabelecendo que o desrespeito aos limites de velocidade pode levar à morte e outras consequências graves. Além disso, é feita em conjunto com a intensificação da fiscalização de trânsito. Na abordagem, os agentes vão orientar os motoristas com a mesma mensagem, com o objetivo de educar os condutores.
FISCALIZAÇÃO E COMPORTAMENTO – A fiscalização de trânsito tem se mostrado um pilar essencial na mudança de comportamento, uma vez que, no Recife, 98% dos condutores respeitam o limite de velocidade onde há fiscalização eletrônica. Dados de uma pesquisa da Johns Hopkins University na cidade revelam que o desrespeito onde não há fiscalização eletrônica é de 44% nas vias locais. Apenas em 2023, a CTTU já realizou mais de 500 blitz com 56 mil abordagens, 10% delas resultaram em notificações. A maioria das abordagens serve para orientar os condutores sobre os riscos do desrespeito às leis de trânsito.
Os dados revelam, ainda, que as ações de prevenção aos sinistros têm surtido o efeito positivo no que diz respeito à adequação dos condutores às leis de trânsito. Entre novembro de 2020 e abril de 2023 o comportamento inseguro diminuiu de 37% para 24% em toda a cidade. Além disso, a pesquisa também identificou que os veículos que mais excedem a velocidade são motocicletas (35%) em comparação aos veículos leves (21%) e veículos pesados (14%) em 2023.
Tainá Costa, gerente de comunicação da Vital Strategies para o Brasil, parceira da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, afirma que campanhas eficazes de comunicação sobre segurança no trânsito são um componente essencial de uma estratégia abrangente para salvar vidas. “Na campanha atual, além do testemunho de Miguel, serão veiculadas peças em redes sociais com foco nos motociclistas, que são as principais vítimas feridas no trânsito do Recife. A velocidade é o principal fator de risco e todos os condutores devem estar atentos aos limites, os motociclistas em especial, por serem mais vulneráveis”, afirma. “Campanhas orientadas por dados, aliadas à fiscalização, podem mudar comportamentos de risco e tornar as ruas mais seguras para todos, evitando a trágica perda de vidas e ferimentos graves que famílias e comunidades enfrentam todos os dias. Temos orgulho de apoiar a nova campanha do Recife, que mostra as consequências fatais do excesso de velocidade”, reforça.
SEMANA DE MOBILIDADE – Realizada pela terceira vez no Recife, a Semana de Mobilidade é feita durante a Semana Nacional do Trânsito, que dedica a data à discussão sobre segurança viária nos eixos de fiscalização, infraestrutura urbana, gestão de dados e comunicação. A equipe de educação para o trânsito vai atuar todos os dias nas escolas particulares e municipais com artistas educadores da Liga da CTTU levando informações sobre o trânsito com atividades lúdicas focadas no respeito aos atores mais frágeis do trânsito, como pedestres e ciclistas. Já as equipes de infraestrutura urbana farão workshops de desenhos urbanos entre vários órgãos da PCR. Na quinta-feira (21), haverá o Fórum Internacional de Fiscalização e Segurança Viária. Toda a programação foi feita em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global.