Home » Pernambuco » Pioneiro em Pernambuco, projeto que contempla pessoas atingidas pela hanseníase virou lei

Pioneiro em Pernambuco, projeto que contempla pessoas atingidas pela hanseníase virou lei

De autoria do deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PP), o projeto que determina a criação de uma cartilha institucional voltada aos direitos das pessoas atingidas pela hanseníase virou lei. A iniciativa é pioneira em Pernambuco e foi publicada no Diário Oficial do Estado no último sábado, 1º de setembro.

Com a nova lei (de número 18.290), o poder público está autorizado a realizar parcerias públicas ou privadas para a produção e a execução da cartilha, que tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a hanseníase: identificação de sintomas, tratamento adequado e acesso aos direitos previstos em leis.

“Estamos falando da primeira política pública voltada não apenas aos portadores de hanseníase em Pernambuco, mas a todos que, de alguma forma, são atingidos pela doença em nosso Estado. Com a nova lei, vamos quebrar o silêncio que persiste em nossa sociedade sobre um assunto tão sério”, ressalta Henrique Queiroz Filho.

O parlamentar acrescenta que a hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, mas que tem cura. Apesar disto, a falta de conhecimento ainda tem sido o maior desafio. “Com a implantação da cartilha, vamos promover conscientização, combate à desinformação e ao preconceito. Apostamos na educação para ser a nossa aliada nessa luta”, ressalta Henrique Queiroz Filho.

FÓRUM PERNAMBUCANO

Na semana passada, integrantes do Fórum Pernambucano em Defesa das Pessoas Afetadas pela Hanseníase estiveram na Assembleia Legislativa de Pernambuco e entregaram ao deputado uma carta com os principais desafios para que se garanta o direito integral à saúde das pessoas que sofrem com a doença, no Estado.

“É importante destacar que Pernambuco é o terceiro Estado da Federação com o maior número de casos de hanseníase, e que estou atento a isto. Na Alepe, apresentei dois projetos de lei sobre o tema. O primeiro acabou de se tornar lei. O segundo (PLO 682/2023), em tramitação, institui a Política Estadual de Educação Preventiva contra a Hanseníase e de Combate ao Preconceito e à Desinformação em Pernambuco”, explica o parlamentar.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários