O Ouvir para Mudar chegou ao Sertão de Itaparica nesta quinta-feira (14). A governadora Raquel Lyra, acompanhada da vice Priscila Krause e de todo o time do governo estadual, realizou as plenárias no município de Floresta com o objetivo de colher as sugestões e propostas da população, que irão nortear o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, fundamental no planejamento orçamentário da gestão estadual. Durante o evento, a gestora anunciou a obra de conservação da PE-390, importante via de acesso ao município, e destacou que a PE-425, que está em obras no valor de R$ 61 milhões, será entregue até o fim deste ano.
Ao chegar à Escola Técnica Estadual Deputado Afonso Ferraz, onde foram realizadas as plenárias, a chefe do Executivo estadual foi recebida por povos indígenas da região e ressaltou a importância do diálogo com a população para que as demandas sejam revertidas em políticas públicas. “Nós estamos percorrendo o Estado e vemos obras que décadas após décadas são demandadas pelos moradores. E hoje já visitamos a obra da PE-425, que até o fim do ano ficará pronta e damos início à requalificação da PE-390. Tudo isso é possível porque estamos aqui dialogando com a população para eleger prioridades”, afirmou Raquel Lyra.
A melhoria das estradas está entre os pleitos defendidos pela população durante as escutas regionais. “Para nós, indígenas, precisamos de reformas nas estradas que dão acesso aos territórios indígenas. Mas esse processo de escuta dos nossos anseios é fundamental. Agradeço à governadora por esse momento”, declarou a cacique do povo Pankará, Cícera Cabral.
Uma das demandas atendidas foi a requalificação da PE-390. A via liga os municípios de Floresta e Serra Talhada. São 84 quilômetros de um corredor viário que conecta os Sertões de Itaparica e Pajeú. A rodovia será contemplada com uma operação tapa-buraco e nova sinalização. A melhoria nas condições do asfalto irá representar mais segurança e facilidade no transporte, além de facilitar o fluxo de agricultores e empresas instaladas na localidade, contribuindo com o desenvolvimento da região.
“O Governo vir a uma região ouvir o clamor das pessoas é fundamental para realizar as mudanças que precisamos na segurança, saúde e infraestrutura”, destacou o deputado estadual Kaio Maniçoba. “O Governo do Estado está tocando obras na nossa região, a exemplo da requalificação da PE-425, mas o que pedimos hoje também é a descentralização dos serviços de saúde e a regionalização do Hospital Coronel Álvaro Ferraz para resolver as demandas de baixa e média complexidade”, complementou o deputado Fabrízio Ferraz.
A etapa de escuta da população percorre cada região de desenvolvimento de Pernambuco e as propostas colhidas irão nortear a criação de políticas públicas desenvolvidas em Pernambuco dentro dos próximos anos. A população teve a oportunidade de participar do evento em salas temáticas divididas pelos temas: educação, cultura, ciência e tecnologia; segurança e cidadania; saúde e qualidade de vida; agricultura e meio ambiente; água e habitação; e infraestrutura e dinamismo econômico.
“Na sala temática que participei, tratamos sobre segurança e cidadania. Uma das demandas apresentadas pela população estudantil daqui de Floresta foi a participação das forças públicas no nosso ambiente escolar. Por meio de palestras, a gente pode contribuir, debatendo assuntos da atualidade. A gente acredita na força de Raquel e Priscila, na mudança que elas querem implementar, e que muitas dessas demandas serão colocadas em prática”, comentou o estudante João Francisco Martins, da rede estadual de ensino.
O secretário estadual de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, destacou que as demandas da população farão parte do orçamento estadual. “Este é um momento oportuno para ouvir as demandas da população, aquilo que será priorizado no orçamento do Estado para construir nosso Plano Plurianual que vai nortear os orçamentos do Governo de Pernambuco nos próximos quatro anos”, disse.
Durante todo o mês de setembro, a chefe do Executivo estadual irá percorrer todas as regiões de desenvolvimento do Estado para ouvir pessoalmente as propostas da população. As primeiras escutas foram realizadas no início do mês em três municípios do Sertão: Petrolina (São Francisco), Ouricuri (Araripe) e Salgueiro (Central). Quem desejar, ainda pode contribuir enviando sugestões através do site www.ouvirparamudar.pe.gov.br.
Além de todo secretariado, prefeitos, vereadores, lideranças locais e mais representantes do governo estadual participaram do evento.
Confira algumas propostas solicitadas pela população do Sertão de Itaparica, divididas por temas
Segurança e cidadania:
– Aumento de efetivo policial e capacitação de profissionais de segurança para atendimento humanizado à comunidade
– Melhorar a política de assistência para as mulheres
– Implementar Casa de Acolhimento para idosos na região
– Qualificação e ações de trabalho e renda para povos indígenas
Infraestrutura e dinamismo econômico:
– Revitalizar a PE-422, trecho de 12km para Itacuruba
– Criar unidade Ciretran em Floresta
– Fomentar a instalação de um centro de beneficiamento de pescado familiar e um Polo industrial da cadeia
Água e habitação:
– Implantar sistemas de abastecimento d’água tratada em comunidades rurais a partir da adutora do Pajeú
– Desenvolver ações para regularização fundiária nas áreas da Cohab em toda a região do Itaparica
– Desenvolver plano de saneamento básico para a região
Educação, cultura, ciência e tecnologia:
– Melhorar infraestrutura das escolas
– Ofertar bolsas PROUPE
– Descentralização das atividades da secretaria de Cultura e fomento à criação de secretarias municipais de Cultura com corpo técnico adequado às necessidades
Agricultura e meio ambiente:
– Garantir linha de crédito para pequenos agricultores
– Concluir adutora do Pajeú
– Fomentar CNH rural para ajudar o produtor rural a se deslocar de forma qualificada e dentro da lei
Saúde e qualidade de vida:
– Construção de maternidade de alto risco na região
– Criação de nova regional de saúde (Geres) na região de Itaparica
– Qualificar profissionais de saúde