A vereadora Aline Mariano (PP) cobrou da governadora Raquel Lyra, nesta terça-feira (5), durante sessão na Câmara do Recife, melhorias na qualidade do transporte público. A fala da parlamentar ganhou grande repercussão na casa. Na tribuna, Aline exibiu um vídeo sobre a situação do transporte público no metrô e ônibus da capital. As imagens mostram Aline conversando com os usuários e usuárias na Estação Joana Bezerra que, por sua vez, relataram estar enfrentando dificuldades.
“É uma média de 400 mil pessoas que usam por dia esse modal de transporte que tem integração com os ônibus da Região Metropolitana. Não precisa andar muito para ver de perto o sucateamento do metrô e as péssimas condições a que são submetidos os usuários de ônibus no Recife”, disse a vereadora.
A parlamentar relatou que irá fazer uma audiência pública e montar uma Comissão para tratar do tema na Câmara. “A estação escolhida pela nossa equipe para fiscalização foi a Joana Bezerra e os relatos que foram ditos são os mais absurdos possíveis. Muitos deles de assédio sexual dentro dos vagões dos trens contra mulheres. Junto a isso, a demora na espera da linha do metrô, tarifas altas, vagões sem ar-condicionado. Os trens e as estações estão totalmente deteriorados com sujeira e o acúmulo de poeira tomam conta do teto dessas estações. As placas eletrônicas que deveriam indicar as linhas do metrô e o tempo de aproximação do trem estão todas quebradas e uma verdadeira multidão disputando um pequeno espaço para descer na escada rolante. Vamos fazer uma audiência pública e montar uma comissão com parlamentares para tratar do problema”, completou.
Aline Mariano também citou que acompanhou a entrevista da governadora Raquel Lyra à TV Globo sobre a possível concessão do metrô a Pernambuco e lamentou a condução da situação. “A governadora de Pernambuco afirmou que está buscando junto ao Governo Federal a concessão do metrô. Ou seja, o Estado tem pretensão de assumir a gestão do metrô desde que haja um financiamento de contrapartida na ordem de R$ 2 bilhões de reais e que sejam estabelecidas concessões privadas para esse modal de transporte. A governadora que dá entrevista é a mesma que durante o período de campanha disse que iria melhorar o transporte público da Região Metropolitana do Recife a partir do seu primeiro dia de governo. O que estamos vendo, na prática, são 200 ônibus a menos circulando na Região Metropolitana, o que ocasiona cenas como a que registramos lá na Joana Bezerra: um homem espremido na porta traseira do ônibus como se fosse um objeto”, concluiu a vereadora.