Informação – Farol de Notícias – Fotos: CRO-PE
Um Consultório Odontológico da Rede Municipal de Saúde de Serra Talhada foi interditado pelo Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) nesta quarta-feira (30). A entidade encontrou diversas irregularidades no local, até mesmo a rede de esgoto estava retornando pela cuspideira. O conselho afirma que as condições estão insalubres e inapropriadas para o atendimento a população.
De acordo com as informações publicadas pelo órgão regulador, o consultório do Posto de Saúde de Poço da Cerca, localizado na zona rural do município, apresentou uma série de falhas na conformidade com as normas estabelecidas no Código de Ética Odontológica.
“Dentre as irregularidades encontradas, a equipe constatou a falta de instrumentais adequados e esterilização inadequada, evidenciada pela falta de individualização na esterilização dos materiais e pela ausência de termômetro na estufa. Além disso, foram identificados problemas como mofo em paredes, criando condições insalubres, e retorno de esgoto da cuspideira, gerando mau odor e possíveis riscos de disseminação de doenças”, comentou o órgão.
Após a interdição, foi emitido um relatório que deverá ser encaminhado à Prefeitura para que sejam tomadas as medidas necessárias para corrigir os problemas identificados e assegurar um ambiente saudável tanto para os pacientes quanto para os profissionais.
“O CRO-PE reforça a importância vital do cumprimento rigoroso das normas sanitárias. Isso não somente visa proteger os pacientes, mas também assegura a excelência na prestação de serviços de saúde”, finalizou.