A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas de Pernambuco (SDSCJPVD), através da sua Executiva de Promoção da Equidade Social (SEPES), realiza, de 22 a 28 de agosto, uma programação especial pela Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. Com o tema “Pernambuco: a construção de uma identidade inclusiva e acessível”, as atividades passarão por abordagens educativas, culturais e de formação.
A pauta terá início nos dias 22 e 23, no Instituto Tavares Buril, com um mutirão de emissão de RG para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com disponibilidade para atender 100 usuários ao todo. O acesso se dará por ordem de chegada, através da distribuição de fichas (50 por dia). A recepção acontecerá em sala acessível e adaptada para as necessidades do público com TEA. Em outro espaço, com suporte de profissionais das secretarias de Saúde e de Educação e Esportes, será feito o acolhimento de pessoas com TEA que necessitem de cuidados durante a prestação do serviço.
Um dos destaques desta programação acontece na quinta-feira (24/08), das 9h às 12h, no auditório do Empresarial Palmira (Av. Conde da Boa Vista, 1410, Boa Vista). A palestra formativa “Um exercício de empatia sobre as dimensões da acessibilidade” será voltada para comunicadores atuantes nas secretarias estaduais, abordando o tema “Dimensões da Acessibilidade e Comunicação Digital Acessível”.
A agenda segue com a participação da SEPES, dia 23/08, na Conferência de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, em Exu, Sertão do Araripe, com a palestra “Dimensões da Acessibilidade”; exposição fotográfica “Beleza Única, assinada pelo fotógrafo Nicolas Filinoski, dia 24/08, às 18h, na Torre Malakoff; Rotas de Lazer do Programa PE Conduz realizadas no Recife (25 e 26/08) e em Petrolina (26/08). A semana de atividades encerra-se com a reunião do Fórum de Gestores da Política PCD, dia 28/08, estabelecendo diálogo amplo entre estado e municípios.
“A realização de uma agenda exclusivamente dedicada ao debate, à atuação e a serviços para pessoas com deficiência reafirma o compromisso da gestão estadual de disponibilizar espaços de protagonismo para esse público. Nossas equipes trabalham para que a equidade seja norteadora das ações realizadas, sempre com disposição para a escuta e a colaboração”, destaca a titular da SDSCJPVD, Carolina Cabral.
“É uma semana que, além de facilitar o acesso a direitos, também promove a conscientização da população em geral sobre quais são os direitos das pessoas com deficiência”, ressalta a Gerente Geral de Promoção da Equidade Social, Mariana Azevedo.
Foto: Marlon Diego/SDSCJPVD