Vice-presidente nacional do PT, o senador Humberto Costa comemorou o fato de obras estruturantes para Pernambuco terem um lugar de destaque no novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), que será lançado, nesta sexta-feira (10), às 11h, pelo presidente Lula no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Humberto seguiu hoje, de Brasília, para a capital fluminense para participar do evento, que marcará o lançamento de investimentos da ordem de R$ 1 trilhão para os próximos quatro anos, pelo governo federal, pela iniciativa privada e empresas como a Petrobrás, em duas mil obras divididas em seis grandes eixos: transporte, infraestrutura urbana, equipamentos sociais, recursos hídricos e saneamento, comunicações e energia.
Humberto garantiu a inclusão de projetos estratégicos para Pernambuco no Novo PAC. Entre as ações já definidas para o estado, estão a ferrovia Transnordestina, no eixo Salgueiro-Suape, a duplicação da BR-423 e a retomada das obras da BR-104. Além disso, estão previstos investimentos na segunda etapa da Adutora do Pajeú e na primeira etapa da Adutora do Agreste. Obras do Minha Casa, Minha Vida em Pernambuco também serão contempladas.
“São obras que vão ajudar Pernambuco a se desenvolver e a impulsionar nossa economia. Tenho conversado com o presidente e os ministros sobre os projetos que estão vindo para Pernambuco e sobre as nossas prioridades. Levei essas demandas, inclusive, a Lula. Claro que a gente sabe que não vai conseguir contemplar tudo nesse primeiro anúncio do PAC, mas todas as ações propostas fazem parte dessa construção e têm como objetivo melhorar a economia e a qualidade de vida da população de Pernambuco”, afirmou Humberto.
O senador, que preside a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, estará ao lado de Lula e de ministros de Estado, na solenidade, que também contará com a presença de governadores, prefeitos, empresários e outras lideranças políticas e sociais.
Foto: Cláudio Kbene