A governadora Raquel Lyra participou da cerimônia de abertura da 12ª Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (30), no bairro da Guabiraba e contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause. Organizada pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (CEDCA), a conferência tem continuidade nesta quinta (31).
“O estado de Pernambuco tem dedicado toda sua energia e força de trabalho para investir no bem-estar das crianças e adolescentes pernambucanos. Para garantir que as políticas públicas sejam efetivas, precisamos da atuação das equipes das instâncias de controle, como o CEDCA. E essa mudança passa pela garantia dos direitos fundamentais dos nossos jovens, da superação da pobreza, do acesso à educação de qualidade e da nutrição adequada. Nosso governo tem atuado junto ao Conselho para reestabelecer os planos decenais relacionados à infância e adolescência, que não foram atualizados nos últimos anos”, ressaltou Raquel Lyra.
Organizada pelo CEDCA, a Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente tem o objetivo de promover mobilização social para auxiliar na construção de políticas públicas que garantam os direitos dos jovens em esferas municipal e estadual.
Neste ano, o evento tem como tema: A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19. Dividida em cinco eixos temáticos, a conferência envolve reuniões das plenárias e apresentação das propostas apresentadas.
“Estamos reunidos com os municípios que cumpriram suas etapas de conferência municipais, passando pelas regionais, e que agora, chegando na etapa estadual estamos construindo as propostas de políticas públicas e o próximo passo é eleger os delegados que representarão Pernambuco na Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente”, explicou a presidente do CEDCA, Glaucia Andrade.
A adolescente Alexia Mayana, de 10 anos, natural de São Caetano, no Agreste do Estado, esteve presente na Conferência e ressaltou a importância do encontro. “Estou muito feliz em estar aqui podendo representar todas as crianças, em especial do município onde moro. Eu gostaria de um mundo melhor e de mais justiça para todas nós”, destacou.
Durante os dois dias, serão debatidos as violações e vulnerabilidades ocorridas no período de pandemia. Como resultado serão colhidas propostas e ações necessárias para promover proteção integral, com respeito à diversidade, de todas as crianças e adolescentes do estado.
Também participaram da solenidade os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Carolina Cabral (Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas) e Lucinha Mota (Justiça e Direitos Humanos); o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Augusto; a promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Aline Arroxelas; o gerente do Núcleo Interprofissional de Assessoria Especializada da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Paulo André Teixeira; e a coordenadora do Fórum DCA, Conceição Ferreira.
Foto: Miva Filho/ Secom