Home » Pernambuco » Dom Fernando fez um trabalho conectado às necessidades das pessoas, avalia Sileno

Dom Fernando fez um trabalho conectado às necessidades das pessoas, avalia Sileno

Por proposição do deputado, Alepe promoveu reunião solene em homenagem a Saburido, que deixa a Arquidiocese de Olinda e Recife após 14 anos em sua condução

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promoveu, na noite da segunda-feira (7), uma reunião solene em homenagem aos 14 anos de trabalho de dom Fernando Saburido à frente da Arquidiocese de Olinda e Recife. O momento, proposto pelo deputado Sileno Guedes (PSB), congregou personalidades do mundo político, artístico e religioso, em um dos últimos eventos públicos com a presença de Saburido antes da posse de dom Paulo Jackson, o novo arcebispo, marcada para domingo (13).

A reunião solene contou com a entrega de uma placa comemorativa a dom Fernando e com a participação dos artistas Dudu do Acordeon, Almir Rouche, Nena Queiroga e Cristina Amaral, que entoaram canções religiosas e regionais. Depois, em um discurso bem-humorado, Saburido contou experiências de seu arcebispado e exaltou projetos como o Movimento Pró-Criança, a Fazenda da Esperança e a Casa do Pão. “Cada tempo tem as suas necessidades, os seus desafios. Agora será um novo tempo para mim. Vamos ver o que o Espírito me aponta, porque aposentaria só quando eu for para a casa do Pai”, discursou, sob aplausos.

Na avaliação do deputado Sileno Guedes, Saburido desenvolveu, à frente da Igreja, um trabalho de muita conexão com as demandas reais das pessoas. “Tenho certeza de que as pegadas dele são um guia indispensável para a continuidade desse trabalho à frente da Igreja e em prol da sociedade que todos nós queremos. Muito obrigado por tudo, dom Fernando”, declarou o parlamentar, que compôs a mesa da solenidade juntamente com o deputado Lula Cabral (Solidariedade), presidente da sessão.

Empossado como arcebispo de Olinda e Recife no dia 16 de agosto de 2009, substituindo dom José Cardoso Sobrinho, Saburido se notabilizou por um trabalho de expansão das paróquias e das obras sociais nesse período. Seu reconhecimento extrapolou as fronteiras de Pernambuco, levando-o a ocupar espaços de destaque na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), uma demonstração do amplo respeito dispensado a ele pela comunidade católica e por outros setores da sociedade.

Dom Fernando oficializou sua renúncia ao cargo de arcebispo de Olinda e Recife em 2022, quando completou 75 anos, cumprindo o rito católico. Ainda assim, seguiu trabalhando por mais um ano enquanto aguardava a decisão do papa Francisco, que anunciou, em junho passado, dom Paulo Jackson como substituto de Saburido.

Fotos: Wesley D’Almeida


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários