Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

RESGATE HISTÓRICO

A comunidade de Jabitacá, histórico Distrito de Iguaracy – PE, neste ano comemora a centésima vigésima festa de Nossa Senhora dos Remédios, evento que os filhos da antiga Varas celebram o natal antecipado.

É uma festa tipicamente realizada com o esforço coletivo dos moradores da sede, das comunidades rurais do seu entorno, com apoio de habitantes do municípios e distritos vizinhos assim do poder público através da Prefeitura Municipal de Iguaracy.

Neste ano, inspirados pelo desejo de regatar a origem da festa com a chagada da imagem na localidade. José Roberto (Catuaba), Matheus Perazzo e Taciana Maria – todos vinculados com famílias devotas de nossa Senhora dos Remédios -, organizaram uma cavalgada no trajeto da Fazenda Riachão até a sede do Distrito.

Essa manifestação cultural tem origem na Europa e chegou ao Brasil na época do império. Sua pratica se entende por todo território nacional e os tipos mais comuns são: “Cavalgadas Progressivas, Cavalgadas de campo fixo, Cavalgadas de expedição – tipo acampamento, Cavalgada de passeio e Cavalgadas de desfile.” Para este cronista os idealizadores do evento e os participantes fizeram um mix dos tipos acima registrados ao promoverem um lindo espetáculo onde a tradição se encontrou com os tempos atuais em plena harmonia.

Personalidades foram homenageadas com banners expostos durante a travessia, todas com vínculos com a festa e com os costumes da região. Filhos ausentes: Rita de Cassia Lima, Zilmar Valença e Homenagens póstumas: Padre Celestino, Quincas Flor, Donatila Câmara e José Lopes Torres. Este reconhecimento demonstra a preocupação com as pessoas e as tradições locais. Parabéns, viva nosso sertão e seu povo. O instituto Cultura Quincas Rafael – ICQR ao ser chamado deu apoio ao evento e lutará para que seja repetido nos próximos anos, com outras abordagens.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários