Evento da Prefeitura do Recife contará com aulas de spinning, DJ´s, feirinha com vendedores de equipamentos para ciclistas, entre outros atrativos
O bairro do Recife Antigo terá um dia especial para os amantes da bicicleta, neste domingo (20). A data, em si, é 19 de agosto, mas a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, optou por utilizar a Ciclofaixa de Turismo e Lazer como meio de divulgação e reflexão do dia. Haverá aulas de spinning; DJ’s; espetáculos de arte com a temática de bicicleta (ciclofrevo); e feirinha com vendedores de equipamentos para ciclistas. Será das 09h às 12h e das 14h às 17h. E tem mais uma novidade: uma nova rota no percurso da ciclofaixa, projeto executado pela Secretaria de Turismo e Lazer, que irá conectar Recife e Olinda. O Recentro – responsável por toda a articulação com os comerciantes, órgãos de licenciamento e de trânsito para viabilizar a programação no território – espera um incremento de 500 a 600 ciclistas no evento.
As aulas de spinning acontecerão no Boulevard da Avenida Rio Branco. Serão sessões de 15 minutos, com intervalo de cinco minutos entre cada uma. Vinte bicicletas ergométricas estarão disponíveis para os ciclistas e transeuntes que quiserem participar. Outra novidade é que, a partir deste domingo (20), há uma nova rota na Ciclofaixa de Turismo e Lazer. Agora, o percurso vai conectar as cidades de Recife e Olinda, contemplando as avenidas Cruz Cabugá, Arthur de Lima Cavalcanti e Rua da Aurora. A novidade se dá em comemoração ao Dia do Ciclista, celebrado oficialmente no dia 19. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer é um projeto executado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, que garante um percurso privilegiado aos domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h.
O trajeto é uma oportunidade para que o cidadão recifense aproveite a cidade de uma forma diferenciada, ao ar livre e contemplando seus atrativos turísticos e belezas naturais e arquitetônicas. Além de já fazer parte da agenda dos moradores da capital, é também uma alternativa para os turistas. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer passa por quase 30 bairros, somando também aos 183 km de malha cicloviária, entre ciclovias, ciclofaixas permanentes e ciclorrotas existentes. O trecho que conecta Recife e Olinda foi realizado em forma de teste no aniversário das cidades irmãs e foi aprovado pelo público. A cada edição, cerca de 17 mil pessoas usufruem do percurso da Ciclofaixa de Turismo e Lazer.
O Dia Nacional do Ciclista é comemorado em 19 de agosto como forma de lembrança da morte do famoso ciclista – e entusiasta da bicicleta como o transporte do futuro – Pedro Davison, atropelado nas ruas de Brasília em 2006. A data busca estimular a reflexão de ciclistas, não ciclistas e gestores públicos do Brasil no que se refere a atitudes que vão desde a escolha do modal a ser utilizado até o respeito ao próximo.
ESTRUTURA CICLOVIÁRIA DO RECIFE – A cidade tem investido na sua infraestrutura cicloviária permanente para incentivar a mobilidade ativa e garantir a segurança viária do cidadão. As Pesquisas de Origem e Destino realizadas pela Prefeitura do Recife ao longo dos anos indicam que a mobilidade ativa é mais presente na população de menor renda. Em 2021, a Pesquisa OD indicou que, entre os usuários de bicicleta, 54% têm renda de até um salário mínimo; 19%, entre um e dois. É um indicativo de que o investimento na segurança viária dos ciclistas é, também, evitar que pessoas mais pobres morram no trânsito.
Atualmente, o Recife possui 183 km de malha cicloviária, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Isso representa um aumento de mais 600% desde 2013, quando havia 24 km. Os projetos priorizam o atendimento aos bairros que abrigam polos de interesse público, como parques, praças, mercados públicos e terminais de ônibus, criando pontos de conectividade entre esses equipamentos. O Recife tem investido em rotas que se interligam umas às outras para dar cada vez mais possibilidade de caminhos aos ciclistas. Ao todo, a cidade possui 178 km de rotas interligadas entre a Zona Norte, Sul, Centro e Oeste. O incentivo ao uso da bicicleta, além de fomentar uma mobilidade mais sustentável, democratiza a ocupação do espaço urbano entre pessoas com diversos meios de transportes e classes sociais.