A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados realizou, ontem (15), audiência pública para debater a retomada das obras da Transnordestina. Com a construção iniciada no primeiro mandato do presidente Lula, a construção da ferrovia está prevista dentro das ações do Novo PAC. Há previsão para a reintegração ao projeto do ramal pernambucano Salgueiro-Suape com investimentos na ordem de R$ 5 bilhões, anunciados pelo governo federal.
O deputado Pedro Campos presidiu a sessão e ressaltou a importância de convergir esforços políticos, econômicos e sociais, para que a Transnordestina saia do papel. “Há uma sinalização do governo Lula para a retomada das obras da ferrovia. São 77 milhões para o ano que vem e 450 milhões que serão investidos até 2026. Mas isso significa 10% do investimento necessário para que a Transnordestina se transforme em realidade em Pernambuco. Seguiremos nesta frente para colocar na mesa apoios importantes para que a obra se torne efetiva” afirmou o parlamentar.
A audiência reuniu diversos parlamentares da bancada do Nordeste, além de representantes do Ministério dos Transportes, dos governos do estado de Pernambuco, Ceará, Piauí, do Banco do Nordeste (BNB), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), da Confederação Nacional da Indústria e da empresa Transnordestina Logística (TLSA).
“A nossa expectativa é que, à medida que o Brasil acelere o seu crescimento, os aportes financeiros nessa obra cresça também e possa se somar aos esforços da iniciativa privada, para que a gente possa ver esse trem cruzando Pernambuco, o Nordeste e o Brasil, levando emprego, renda, oportunidade para o povo brasileiro”, afirmou.
Pedro Campos, ressaltou a importância do empreendimento como matriz do desenvolvimento regional. “Os trilhos da Transnordestina irão consolidar o modal ferroviário logístico para a região. É preciso avançar no debate de como essa construção será efetivada para que possamos ir além, debatendo a conjuntura para atração de novos negócios, considerando os arranjos produtivos locais”, afirmou.
O secretário de Transportes Ferroviários do Ministério dos Transportes, Leonardo Cezar Ribeiro, ressaltou a importância do modal para o desenvolvimento do Brasil. “O transporte por ferrovias é muito mais eficiente do que por rodovia e serão corredores de desenvolvimento do país do ponto de vista social, econômico, regional e ambiental, além de ser um instrumento de integração regional”, afirmou
O secretário sinalizou para a ampliação dos investimentos no setor. “O governo federal, liderado pelo presidente Lula, e o ministério dos Transportes, pelo ministro Renan Filho, estão corretos em retomar os investimentos em ferrovias. Para isso temos algumas medidas importantes em curso, como o diálogo das concessionárias para criação de espaço de novos investimentos privados no país, a decisão histórica no CONFAZ que é a renúncia fiscal do ICMS para investimentos de ferrovia; e o debate para criação de um fundo inédito no país: o Fundo de Investimentos em Ferrovia, para que possamos canalizar recursos para essa finalidade”, afirmou.