Priscila Krause visitou o espaço e conversou com expositores. No local, 87 artesãos do Estado estão expondo peças artesanais e de produção alimentar, além dos artistas plásticos que integram o espaço com fotografias e pinturas
A vice-governadora Priscila Krause visitou, ontem, o Armazém da Arte e Negócios que integra a programação do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) deste ano. No local, 87 artesãos do Estado estão expondo peças artesanais e de produção alimentar, além dos artistas plásticos que integram o espaço com fotografias e pinturas. O espaço é organizado por meio de uma parceria da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e a Secretaria Estadual de Cultura (Secult) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
“Esse é um espaço importante na programação do FIG porque, ao mesmo tempo que auxilia os artistas exporem seus trabalhos, promove o fortalecimento do setor e é mais um espaço para garantir mais renda aos expositores”, comentou Priscila Krause. “Outro ponto importante é o encontro de gerações, a dos mestres já consolidados como Fida e Marcos Siqueira, com os que estão começando suas carreiras. É uma troca importante entre eles, além de servir como inspiração aos novos talentos”, completou. O Armazém da Arte e dos Negócios funciona desde 2017 e se consolidou como uma das atrações do festival no Parque Euclides Dourado, em Garanhuns.
Para o visitante que está prestigiando o festival em Garanhuns, a visita ao Armazém da Arte e dos Negócios proporciona conferir de perto peças artesanais como bolsas, artesanatos em madeira, almofadas e decorações, sabonetes, bijuterias, bonecas em feltro, roupas e acessórios para pet, telas, pinturas em tecido, arte em cerâmica, biscuit, arte com reciclados e pratarias. Na área de alimentação, há produtos como bolo de rolo, molho de pimenta, geleias, licores, cachaças e biscoitos. Além disso, este ano a Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) inaugurou um espaço para as bebidas pernambucanas artesanais no local. São cervejas, cachaças, vinhos, espumantes e licores artesanais pernambucanos que estão sendo comercializados durante todo o festival, que termina no dia 30 de julho.
QUEIJOS E VINHOS – Uma novidade no Armazém da Arte e Negócios é o espaço dedicado exclusivamente aos queijos e vinhos. Batizado como Espaço Queijos e Vinhos, a atração conta com 10 participantes que produzem queijos e vinhos na região de Garanhuns. A unidade do Sebrae em Petrolina também trouxe empresas da cidade sertaneja para expor no local. O visitante tem como degustar e experimentar alguns rótulos. A ideia foi unir o clima de Garanhuns aos produtos apresentados e abrir novos mercados para os expositores, consolidando novos negócios dentro do festival.
Fotos: Mariana Carvalho