Home » Pernambuco » UNICEF vai estudar case do Compaz na garantia de direitos aos jovens

UNICEF vai estudar case do Compaz na garantia de direitos aos jovens

Representantes do UNICEF no Brasil visitou o Compaz do Ibura, que deve ter suas obras concluídas até dezembro deste ano

Com um investimento de R$ 10,8 milhões, a Prefeitura do Recife segue as obras de construção do Compaz Paulo Freire, localizado entre os bairros do Ibura e Cohab, que tem como objetivo a prevenção à violência, inclusão social e o fortalecimento comunitário. Nesta terça-feira (11), o prefeito do Recife, João Campos, e o representante do UNICEF no Brasil, Youssouf Abdel-Jeli, visitaram o local, com a intenção de avaliar o primeiro ano de implementação da iniciativa piloto #AgendaCidadeUNICEF (parceria firmada em agosto de 2022), mas também estudar os dados do Centro Comunitário da Paz, analisando os impactos do equipamento na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

“O Compaz é uma política pública premiada pelas Nações Unidas, nós ganhamos esse prêmio no ano passado, entre 186 países que inscreveram seus programas. E agora firmamos mais uma parceria com o UNICEF, o braço da ONU que cuida da infância, que vai nos auxiliar a ter como foco prioritário as crianças do Cohab e Ibura, com a entrega desse novo Compaz. Essa obra de cidadania estará pronta e funcionando até dezembro e tenho certeza que todos que moram em volta vão aproveitar muito”, disse o prefeito do Recife durante a visita.

A iniciativa #AgendaCidadeUNICEF – Recife para cada criança e adolescente foi firmada em 2022, com o intuito de fortalecer um conjunto de políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes do Ibura, bairro definido como prioridade a partir da análise de indicadores sociais. O acordo foi assinado ainda no ano passado pelo prefeito do Recife, João Campos, e a então representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer, com base na previsão de que, até 2024, serão realizadas diversas ações nas áreas de educação, saúde e bem-estar, proteção contra violência e inclusão socioprodutiva.

“Estou muito feliz em estar aqui com o Prefeito João Campos, que foi o primeiro prefeito a assinar o projeto #AgendaCidadeUnicef entre as 8 cidades que temos parceria no Brasil. Temos a esperança de que o Compaz será integrador e não beneficiará apenas os jovens e crianças, mas também os adultos, famílias e toda a comunidade, priorizando a educação e a cultura da paz”, declarou Youssouf Abdel-Jeli, representante do UNICEF no Brasil.

COMPAZ PAULO FREIRE – Com 3.326 m² de área construída, o Compaz Paulo Freire está localizado entre os bairros do Ibura e Cohab. No espaço, a população da região vai contar com serviços prioritários de atendimento básico, como Procon, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Central de CadÚnico, Junta Militar e Atendimento à Mulher. A expectativa é que, quando estiver pronto, no fim deste ano, o equipamento, também conhecido como “Fábrica de Cidadania”, receba cerca de 20 mil pessoas mensalmente.

O equipamento também vai proporcionar projetos para fortalecer o social e o pedagógico voltados para cidadania, cultura de paz e não violência, através de salas de estudos no contraturno escolar, Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania (UTEC), espaço para a primeira infância, bebeteca (espaço de leitura especialmente voltado para bebês), atividades esportivas e culturais, danças, artes e multidisciplinares, auditório e mirante.

Fotos: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários