“Um tempo de semeadura, de aprendizado também e de muitas ações para afirmar uma Política Nacional de Segurança Pública para o Brasil”. É assim que o Secretário Nacional de Segurança Pública Tadeu Alencar define os seus primeiros seis meses à frente dessa importante pasta no Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Convidado por Flávio Dino ainda no final de 2022 para ocupar o cargo, o ex-Deputado Federal por Pernambuco completa nesta semana seis meses de muito trabalho e projeta ainda mais a partir de agora.
“Estamos completando seis meses no comando da Secretaria Nacional de Segurança Pública, sob a firme liderança do Ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino e do Presidente Lula. Temos muito o que fazer pelo Brasil e, por isso, estamos animados a continuar trabalhando sem tréguas para salvar vidas e oferecer mais segurança ao nosso povo. Agradeço à confiança do Ministro Flávio Dino em nosso trabalho e da nossa equipe e a esta, pelo empenho e comprometimento”.
Tadeu tem utilizado sua experiência no serviço público em prol do bom andamento da Senasp. Antes de assumir essa missão no Governo Federal, foram oito anos como Secretário de Eduardo Campos no Governo de Pernambuco e mais oito como Deputado Federal, sendo um destaque da bancada do PSB na Câmara.
“A palavra de ordem é integração, dos entes federativos e de todas as forças de segurança para que, de forma articulada e cooperativa, possamos enfrentar a criminalidade em nosso País, em especial a criminalidade violenta, responsável pelo número de homicídios que trabalharemos duramente para reduzir. Estamos fortalecendo as operações integradas, solvendo gargalos burocráticos para a eficiente execução do Fundo Nacional de Segurança Pública, aumentando a capacidade operacional das nossas polícias, fortalecendo mecanismos de enfrentamento ao crime organizado, inclusive uma nova e responsável regulação de armas”, comentou.
Uma missão importante da Secretaria Nacional de Segurança Pública é o fortalecimento da articulação com Estados, Municípios e categorias, que tem sido tratada com total prioridade por Tadeu em Brasília.
“Estamos fortalecendo também o papel dos municípios na prevenção, através do PRONASCI e das guardas municipais. Tudo isso em permanente diálogo com os Estados, com os colegiados dos gestores em segurança pública, as entidades associativas, o parlamento, a academia e a sociedade civil. Quem ouve mais erra menos”.
Empolgado com a missão que tem nas mãos, Tadeu Alencar projeta um trabalho ainda mais forte nos próximos meses.
“Temos muito o que fazer pelo Brasil e, por isso, estamos animados a continuar trabalhando sem tréguas para salvar vidas e oferecer mais segurança ao nosso povo”, concluiu.