Este ano a Mostra Audiovisual do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) acontece durante nove dias, de 22 a 30 de julho, no CPC do Sesc (Cine Jardim). Além da seleção de longas e curtas-metragens, há outras mostras inseridas na programação, oficinas, rodas de conversa e debates. Os destaques ficam por conta dos longas pernambucanos Propriedade, de Daniel Bandeira, e Rio Doce, de Fellipe Fernandes.
Propriedade foi selecionado para a Mostra Panorama do 73ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, a Berlinale 2023. No filme, para se proteger de uma revolta dos trabalhadores da fazenda de sua família, uma reclusa estilista se enclausura em seu carro blindado. Separados por uma camada impenetrável de vidro, dois universos se veem prestes a colidir.
O longa ganhou os prêmios de Melhor Montagem no Festival do Rio e os troféus de Melhor Direção, Melhor Figurino, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Desenho de Som no Festival de Aruanda.
Já Rio Doce é um filme que dialoga com a cultura popular contemporânea, periférica. Na trama, Tiago é um jovem trabalhador que descobre a identidade do pai ausente quando conhece suas meias irmãs, fato que o leva a questionar sua própria identidade às vésperas de completar 28 anos de idade. Morando no bairro de Rio Doce, na periferia de Olinda, Região Metropolitana do Recife, Tiago luta para encontrar seu lugar no mundo. Nesse processo ele fortalece laços afetivos transformando sua forma de ser e de ver o mundo.
Em 2021, o filme foi o grande vencedor do festival Olhar de Cinema, em Curitiba, no qual recebeu o prêmio Olhar e o troféu de Melhor Longa Nacional na competição e nas mostras Outros Olhares e Novos Olhares. No mesmo ano, no Festival do Rio, recebeu o prêmio principal da Première Brasil: Novos Rumos.
Na Convocatória para a Mostra Audiovisual do FIG 2023 foram aprovados dez projetos, entre longas, curtas e mostras. A programação conta ainda com a tradicional Sessão Infantojuvenil, Sessão Acessibilidade, Mostra Curta Taquary, Mostra Inhumas, 1ª Mostra Filmes de Quintal, exibição de capítulos da websérie Escritoras Negras de Pernambuco, rodas de conversa e debates.
PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS 2023
CINE JARDIM – CPC SESC
SÁBADO (22)
16h – Sessão Infantil – Adeus, Querido Mandi (animação, 15’, legendado), de Bruno Villela; A Primeira Perda da Minha Vida (ficção, 23’), de Inês Peixoto
17h – O Peso do Ser
19h – Mostra Curta Taquary – Sessão Criação Artística, Sessão Olhar Feminino e Sessão Raízes 20h50 – Websérie Escritoras Negras de Pernambuco
DOMINGO (23)
16h – Sessão Infantil – Letícia (ficção, 19’), de Julia Régis; O Sonho de Zezinho (ficção, 20’), de Edmundo Lacerda
17h – Mostra Taquary – Sessão Artes e Ofícios, Sessão Voz Própria e Sessão Coletividade
18h – Cabocolino
18h40 – Bianca: Olhe-Me, Cuide, Trans São Joias
20h50 – Websérie Escritoras Negras de Pernambuco
SEGUNDA-FEIRA (24)
16h – Mostra Inhumas de Cinema: Janela Agreste Meridional: Sessão Ventos Agrestes, debate
19h – Sessão Arte em Fluxo, debate
TERÇA-FEIRA (25)
16h – Mostra Inhumas de Cinema: Janela Agreste Meridional. Sessão Contracorrente, debate
19h – Sessão Corpas que Transbordam, debate
QUARTA-FEIRA (26)
16h Mostra Inhumas de Cinema: Janela Agreste Meridional. Sessão Memória da Água, debate
19h – Sessão Desaguar, debate
QUINTA-FEIRA (27)
15h – Sessão Infantil – Criatura (animação, 8’), de Otto Guerra; O Fundo dos Nossos Corações (ficção, 21′), de Letícia Leão
15h50 – Mostra Taquary – Universo Particular em Ritmo de Cinema
17h30 – Olar: Sessão de curtas 1
19h – Mostra Filmes de Quintal – Sessão de Curtas 1
21h – E Preto, É Gente?, com roda de conversa
SEXTA-FEIRA (28)
15h – Mostra Taquary: Criancine 1
15h50 – Sessão de Acessibilidade: O Rochedo e a Estrela
17h30 -Olar, Sessão de Curtas 2 19h10 – Mostra Filmes de Quintal – Sessão de Curtas 2, com conversa
20h50 – Demasiadamente Humanas
SÁBADO (29)
15h – Mostra Taquary: Sessão Criancine 2
15h50 – Sessão Acessibilidade: A Onda Traz, o Vento Leva
18h30 – Sessão Olar – longa-metragem estrangeiro com debate
20h30 – Longa convidado: Rio Doce
DOMINGO (30)
15h – Sessão Acessibilidade: Salu e o Cavalo Marinho; A Árvore do Dinheiro
15h40 – Cinema Ambiental e a crise climática, debate
20h – Longa-metragem: Propriedade