A cidade do Recife está em festa, tem coco, trio forrozeiro, quadrilhas para os pequenos e crescidos, e muito forró. Nos quatro cantos da cidade, a programação do Recife Junino celebra nossas coloridas e ancestrais tradições culturais, com os festejos mais nordestinos do calendário brasileiro. Preparado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, o ciclo junino da cidade, que homenageia Santo Antônio, São João e São Pedro, começou no dia 11 de junho e segue até o dia 30. Neste sábado (17), o prefeito João Campos visitou o novo polo da Avenida Rio Branco, no bairro do Recife, e a tradicional festa no Sítio Trindade, em Casa Amarela.
“Estamos aqui no Sítio da Trindade, mais uma noite de festa e tradição. Com muita cultura de Pernambuco, muito forró. Você que ainda não veio, pode vir. A gente fez tudo com muito gosto e valorizando a nossa gente, a nossa terra. É o autêntico São João pernambucano e recifense”, celebrou o prefeito João Campos.
Quem mais passou pelo Sítio Trindade teve animação e tradição garantidas. Na mais autêntica e tradicional celebração junina da capital, a festa acontece em três espaços. Neste sábado, no Pavilhão das Quadrilhas, teve programação infantil com Tio Bruninho, Quadrilha Mirim Evolução e Ilana Ventura. Já no espaço dedicado à sala de reboco, o rala bucho contou com o Trio Forró Xodó, Zelyto Madeira, Toinho do Baião e Fred e Mery. No palco principal, a noite começou com Ciranda Dengosa, Rogério Rangel, Mestre Gennaro e Novinho da Paraíba. Quem encerrou a festa, no polo, foi Nando Cordel.
Taciana Rodrigues, 45 anos, todos os anos leva a família para curtir a festa no Sítio Trindade. “Estou gostando de tudo. Minha filha brincou em todos os brinquedos. A gente mora bem pertinho daqui e, nessa festa, nos sentimos seguros, tudo muito organizado”, comentou.
No Arraial Novo da Rio Branco, onde se instalou uma cidade cenográfica com barraquinhas de artesanato e muita comida típica, teve trios de forró itinerante pela tarde toda. Pela noite de hoje (17), quem tomou conta foi Bete de Castro, Quadrilha Dona Matuta, Trio Forró das Cumades, Dona Cila do Coco e o Forró Taca Fogo. No bairro histórico do Recife, todo dia é dia de forró. Até o dia 30, de segunda a segunda, das 12h às 14h e das 17h às 19h, tem trio pé serra na Rio Branco.
Geisiane Luckwu, 52 anos, foi conhecer a festa do centro da cidade com o marido e a filha de 6 anos e lembra da importância de valorizar a tradição do Nordeste. “Sou de Olinda, mas hoje trouxe toda a família para aqui. A festa está muito animada, vale muito a pena. O povo de Pernambuco tem que valorizar nossa cultura e aqui está tudo maravilhoso. As atrações e a decoração estão muito boas, tudo lindo”, falou.
A chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, chama todo mundo para curtir o centro. “A felicidade é grande pela Prefeitura do Recife está realizando um São João aqui no centro, no coração da nossa cidade. Estamos com uma cidade cenográfica, quermesse, palhoção na Rio Branco, a principal rua de pedestre aqui do nosso centro, atraindo recifenses e turistas. A gente está com uma expectativa enorme desde o primeiro dia, muita gente vindo conhecer a decoração, comendo os quitutes juninos e dançando forró. Por isso, deixamos o convite à população para curtir o São João aqui no centro”, comentou.
RECIFE JUNINO – O Recife Junino segue reunindo mais de 800 atrações, que irão se espalhar por 13 polos. Para conferir a programação e não perder a festa, basta acessar o portal Conecta Recife (https://conectarecife.recife.