O Trio das Brabas, grupo pé de serra formado só por mulheres dá o tom da campanha “Deixa elas em Paz”, que busca fortalecer as ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher
A Prefeitura do Recife reforça a luta pelo fim da violência contra a mulher neste São João e lança a campanha “Deixa elas em Paz”. A ação, promovida pela Secretaria da Mulher, traz o Trio das Brabas, grupo pé de serra exclusivamente feminino formado especialmente para a ocasião, para dar o recado na festa mais tradicional da cultura nordestina. O conjunto é formado pelas artistas Karol Maciel (@karolmac1el), Josy Caldas (@josycaldasmusica) e Poli (@umapolii), legítimas representantes das sonoridades que fazem a riqueza da música recifense.
A peça, lançada em plataformas digitais como o Youtube e nas redes da @prefeiturarecife, @saojoaodorecife e @secmulherecife, traz mensagens incisivas que dialogam com a cultura popular e a tradição junina. Com versos como “Não encoste em mim quando eu disser que não. Deixe minha roupa, não pedi sua opinião” e “Nem vem encostar o dedo que a Maria da Penha tá aí pra gente usar”, a campanha fortalece as ações de prevenção e enfrentamento à violência de gênero, como também busca ampliar o conhecimento das mulheres para que elas possam identificar quando estiverem em um relacionamento abusivo.
A secretária da Mulher, Glauce Medeiros, destacou o papel importante da campanha no festejo junino. “A campanha ‘Deixa elas em Paz’, contribui não só para divulgação da nossa rede de enfrentamento e atendimento à mulher, mas também na prevenção. De forma lúdica, a ação aborda quais são os tipos de violência, divulga os serviços, mas também contribui para que as mulheres possam identificar estes tipos de violência, perceber se elas estão vivenciando um relacionamento abusivo e trilhar um caminho para que possam sair desse ciclo”, pontuou a secretária.
O VT divulgado nas redes sociais nesta quinta-feira, também será apoiado por ações off line. Quem for ao Sítio Trindade vai poder conferir o Varal de Vráus, um varal instagramável com bandeirinhas juninas trazendo mensagens contra o assédio e a violência. A ação vai contar ainda com o Mural do Chapéu. Na pegada da brincadeira do “Para quem você tira o chapéu?”, as forrozeiras e forrozeiros de plantão vão encontrar uma seleção de temas do ‘Violentômetro’ e também pontos positivos em chapéus de palha expostos em um mural. A ideia é perguntar se a pessoa DENUNCIA OU TIRA O CHAPÉU?. Outra ação será o Caminho da Roça, que busca informar e conscientizar sobre os tipos de violência e quais providências podem ser tomadas, quando houver.
A campanha se junta a outras ações da Secretaria da Mulher, que este ano também montou um stand no Sítio Trindade, que vai funcionar até a sexta-feira, 30 de junho. No local, a equipe multidisciplinar, com psicóloga, advogada e assistente social, do Centro de Referência Clarice Lispector – equipamento voltado ao acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência doméstica/sexista – vai ouvir e orientar mulheres que tenham sido vítimas de assédio, importunação sexual e outras formas de violência durante os festejos.
No arraial da Rio Branco, a Secretaria oferece o serviço da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher. O equipamento tem como objetivo ampliar a oferta de informação e garantia de acesso das mulheres às ações de prevenção e enfrentamento a violência. Ao todo, 60 profissionais estão mobilizados para a ação.
O serviço telefônico gratuito do Clarice Lispector para orientação, o Liga, Mulher (0800 281 0107), além do serviço de atendimento através do WhatsApp (81.99488-6138) vão funcionar 24h. O Centro Clarice Lispector, com sede em Santo Amaro, funcionará 24h durante o Carnaval com uma equipe em regime de plantão. O SER Clarice Lispector, localizado no IPSEP, funcionará durante o Carnaval no horário das 7h às 19h.