A bancada federal de Pernambuco se reuniu, hoje (20), com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para dialogar sobre o reinício das obras da Transnordestina. O deputado federal e vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste, Pedro Campos, acompanhou a audiência e comentou sobre o horizonte promissor para o destravamento dessa questão.
“O ministro Renan Filho sinalizou que as obras da Transnordestina serão reiniciadas em 2024, com recursos públicos do governo federal, com previsão de inclusão orçamentária para o ano que vem. Que a vontade política demonstrada se transforme em capacidade de realização, para que possamos ver, o quanto antes, o trem cruzando o Nordeste, levando emprego, renda e desenvolvimento para a nossa região”, ponderou.
Na ocasião, o parlamentar ressaltou que a convergência de forças de toda bancada de Pernambuco e do Nordeste foi e será essencial para tirar do papel a obra da ferrovia, considerada um vetor de integração nacional e desenvolvimento regional.
“O governo tem sensibilidade e sabe a potência em desenvolvimento regional que a Transnordestina representa. Esta é uma das obras mais antigas em execução no país. Iremos avançar com ações concretas para viabilizar a construção de seu projeto original, que irá beneficiar não apenas Pernambuco, Ceará e o Piauí, mas todo o Nordeste e o Brasil, levando emprego e renda desde a sua construção até a atração de novos empreendimentos que irão impulsionar os arranjos produtivos locais de nossa região”, ponderou Campos.
O parlamentar é autor do requerimento de convocação para audiência pública na Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, que acontecerá no próximo dia 4 de julho. Vários atores políticos, empresariais, da sociedade civil e de associações de moradores estarão reunidos para debater os caminhos possíveis para que a Transnordestina se torne uma realidade.
“Seguiremos acompanhando as ações que serão desdobradas. Estamos à disposição para contribuir em todas as frentes, mobilizando atores importantes e, sobretudo, ouvindo as demandas do nosso povo para que elas cheguem até Brasília”, afirmou.
HISTÓRICO – Em dezembro de 2022, no apagar das luzes do governo Bolsonaro, foi retirado do projeto original da Transnordestina cerca de 520 km do trecho pernambucano da ferrovia que ligaria Salgueiro até Suape. Essa exclusão foi aditada em contrato assinado entre a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Além do trecho pernambucano, a obra realizada nos estados do Ceará e Piauí segue, até então, a passos lentos.
“Essa será uma vitória não apenas de Pernambuco, mas do Nordeste e de todo o Brasil. Que a potência da nossa região possa ser escoada, também, por esses trilhos de desenvolvimento”, finalizou.