A rede de saúde pública de Pernambuco ganhou, nesta quinta-feira (29/06), mais 30 leitos de neurologia. As vagas foram entregues pela secretária executiva de Assistência à Saúde, Lara Voss, no Hospital Nossa Senhora das Graças (antigo Hospital Alfa), localizado no bairro de Boa Viagem. A diretora da unidade, Milene Dantas, e o superintendente geral da Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH), Samuel Gomes, participaram da inauguração.
Esses leitos se juntam às novas vagas que estão sendo abertas no Hospital D’Ávila e no Hospital Tricentenário, em Olinda, com o objetivo de reforçar a rede de retaguarda ao Hospital da Restauração e Pelópidas Silveira. Para tanto, receberão pacientes com perfil de patologias neurológicas não cirúrgicas.
“Com essas aberturas os pacientes neurológicos passam a ter mais qualidade no acompanhamento hospitalar, já que terão suporte de neuroimagens, como tomografia disponível 24 horas, assistência de hemodiálise – se tiverem alteração da função renal -, antibioticoterapia ampla, entre outros serviços de alta complexidade, além de toda equipe multiprofissional”, explicou Lara.
“O Governo do Estado não tem medido esforços no sentido de garantir assistência e acolhimento aos usuários do SUS. Além desses novos 30 leitos, já estamos entregando mais 20 no Hospital Tricentenário e outros 20 no D’Ávila. O trabalho não vai parar, seguiremos em busca de melhorias, cuidando de gente”, comentou Zilda Cavalcanti.
Hospital Alfa – O Hospital Alfa, que tem atuado sob gestão da FGH, soma agora 290 leitos, sendo 100 de UTI e 190 de enfermaria. Os novos leitos contarão com uma equipe multiprofissional formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas e nutricionistas. Ao todo, serão 48 profissionais, além das equipes de apoio, que atuam indiretamente no setor. A unidade dispõe de um completo Centro de Apoio e Diagnóstico, com procedimentos de endoscopia, colonoscopia, broncoscopia, tomografia, ressonância, ecocardiograma e ultrassonografia. Possui ainda um ambulatório para pacientes egressos e Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).