Até ontem (dia 26), as ações de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito, foram abordados 658 veículos e notificados 162. Os números são das operações Sinistro Zero, Vias Seguras e Prevenção-Segundos que Salvam Vidas, realizadas nas cidades de Gravatá, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Arcoverde, Carpina e Tamandaré. Foram realizados também, 394 exames de alcoolemia, um deles apresentou resultado positivo e 60 condutores se recusaram a fazer o teste. Ainda foram autuados 23 condutores por não possuírem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e removidos 20 veículos.
A atuação dos agentes da Fiscalização de Trânsito foi direcionada para coibir a circulação de veículos conduzidos por motoristas sob influência de álcool, além de verificar o estado de conservação e os equipamentos de segurança. As atividades foram desenvolvidas nos principais acessos às rodovias estaduais e federais, nas proximidades das cidades com festejos juninos.
Durante as ações, também houve atuação educativa com a distribuição de material informativo, exibição e orientação para uso dos dispositivos de retenção para crianças, como as cadeirinhas e o assento de elevação. Em alguns pontos foi disponibilizado o simulador de direção, que reproduz as condições de condução de um veículo, com o motorista sob efeito de álcool.
As medidas de prevenção e fiscalização seguem até esta quarta-feira (dia 28), com as equipes do Grupamento de Trânsito de Motocicletas (GTRam) do Detran-PE. Eles vão atuar nas cidades de Vitória de Santo Antão, Gravatá, Carpina e Arcoverde. O grupo vai reforçar as medidas para disciplinamento do tráfego de veículos e a segurança viária da população.