Entre as agendas de trabalho na capital federal e em Pernambuco, o deputado Pedro Campos imprime ritmo intenso, percorrendo, na última semana, sete municípios do estado. Na rota dos 1.700 quilômetros rodados, o parlamentar esteve nas cidades de Surubim, Machados, Itacuruba, Afogados da Ingazeira, Floresta, Carnaubeira da Penha e Itapetim.
“É preciso caminhar junto à nossa gente, para ecoar em Brasília a vontade da população. É assim que buscamos as articulações necessárias para dar soluções às demandas: dando voz e vez ao povo”, comentou.
Na capital da vaquejada, o deputado participou da assinatura da ordem de serviço de obras de pavimentação em Surubim. Ao lado da prefeita Ana Célia, o parlamentar ressaltou a importância de cuidar da mobilidade da cidade. “Com investimentos de R$2,4 milhões de reais, esta obra ligará as comunidades Doquinhas, Lagoa Nova e Gancho do Galo até a PE-106, proporcionando maior segurança e qualidade de vida para os munícipes”, afirmou.
Ainda no agreste pernambucano, Pedro seguiu a Machados, onde participou da entrega de certificados do curso de Corte e Costura, ao lado da vereadora Elis Cunha. O curso é uma iniciativa do projeto Machados Solidário e já beneficiou 200 alunas e alunos na cidade.
No sertão do São Francisco, em Itacuruba, ao lado da cacica Cícera, do povo Pankará, o deputado visitou o Sistema de Abastecimento de Água Pankará, responsável pelo fornecimento hídrico do povoado indígena, localizado na Aldeia Serrote dos Campos. “A água é um vetor de desenvolvimento e leva dignidade para a nossa gente. É preciso universalizar, em nosso estado, o acesso à água potável”, ponderou. Na ocasião, o deputado também visitou a Escola Estadual Indígena Luiz Pereira Leal, unidade que atende 500 estudantes indígenas do cacicado de Cícera – que converge 260 famílias e cerca de 1.200 indígenas.
No sertão do Pajeú, em Afogados da Ingazeira, ao lado do prefeito Sandrinho Palmeira e do deputado estadual José Patriota, Pedro acompanhou a assinatura da ordem de serviço para a construção da ponte que vai interligar os bairros de São Francisco e de São Cristóvão. A visita a cidade também foi marcada pela inauguração da obra de pavimentação e iluminação da rua Maria Marques Torres.
Seguindo na estrada, o deputado acompanhou, em Floresta, as celebrações pelo Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, comemorado em 3 de junho. Pedro, que é vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco, participou das ações da campanha Eu viro Carranca para defender o Velho Chico, ao lado do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. O evento foi organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e pretende fortalecer a revitalização do rio e os povos ribeirinhos da bacia.
Na ocasião, o parlamentar ressaltou a importância de envolver a população nas decisões políticas referentes à Bacia do São Francisco. “É preciso recriar o Conselho Gestor da Transposição do São Francisco e reinstalar o Comitê Gestor dos Recursos da Revitalização. Este segundo terá a missão de destinar os mais de 300 milhões já depositados pela CHESF. É preciso encontrar o povo nesse processo”, afirmou.
Na sequência da viagem, o parlamentar esteve em Carnaubeira da Penha, em encontro com o vereador Naldo Moita, discutindo as demandas da cidade.
Finalizando o giro pelo estado, Pedro esteve em Itapetim, ao lado do prefeito Adelmo Moura, participando da entrega de trator com arado, no distrito de São Vicente. O equipamento foi destinado ao município através do mandato do deputado federal João Fernando Coutinho. “Essa entrega irá beneficiar a associação de produtores de leite da região, que conta com mais de 110 produtores associados, fortalecendo as atividades destas trabalhadoras e trabalhadores rurais”, afirmou.