Home » Pernambuco » Criador do Farmácia Popular, Humberto comemora relançamento do programa por Lula em Pernambuco

Criador do Farmácia Popular, Humberto comemora relançamento do programa por Lula em Pernambuco

Primeiro ministro da Saúde de Lula, o senador Humberto Costa (PT) foi responsável pela criação de vários programas emblemáticos para o país na época em que comandou a pasta. Um deles, o Farmácia Popular, lançado em 2004, será retomado pelo governo federal, na vista que o presidente fará a Pernambuco, a partir desta terça-feira (06).

Para Humberto, é motivo de muita alegria ver uma política de assistência fundamental à população ser recuperada e trazida de volta ao dia a dia dos brasileiros. “Os governos Temer e Bolsonaro destruíram o Farmácia Popular, cujo propósito era o de oferecer medicamentos gratuitos ou a baixo custo para as pessoas. Asmáticos, cardíacos, hipertensos, diabéticos, muita gente se valia do programa e se viu abandonada pelo desmonte dele”, afirmou o senador, que preside a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.

O governo Temer, iniciado depois do golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, fechou mais de 400 unidades próprias do Farmácia Popular. Em seguida, deu início a um processo de descredenciamento de farmácias privadas, chegando a encerrar contrato com mais de 1,5 mil delas em todo o país.

“Passaram a faltar itens básicos para as pessoas, especialmente os idosos. Então, é com muita alegria que vejo o presidente Lula vir a Pernambuco para relançar um programa tão importante como esse, que criamos há quase 20 anos. É a certeza de que o Brasil voltou. E voltou com um governo comprometido em cuidar das pessoas”, afirmou Humberto.

Criador também do Samu 192 e da Academia das Cidades, o senador participou, em abril passado, de uma solenidade com Lula, no Palácio do Planalto, para o relançamento do Brasil Sorridente, outro programa que criou quando ministro da Saúde entre 2003 e 2005 e, agora, será retomado e ampliado pelo governo do PT.

O relançamento do Farmácia Popular, com a presença de Lula e mais de 25 autoridades, ocorrerá às 9h30, desta quarta-feira (07), no Compaz Escritor Ariano Suassuna, bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários