Home » Pajeú » Barragem de Ingazeira: o sonho continua; por Joel Gomes

Barragem de Ingazeira: o sonho continua; por Joel Gomes

Mais do que o sonho, a Barragem de Ingazeira representa a esperança de desenvolvimento dos municípios no seu entorno, bem como de toda a região do Alto Pajeú.

A obra física do barramento do Rio Pajeú foi concluída, porém, o seu objetivo não foi alcançado em razão da continuidade de ações que colocaria os ribeirinhos como possíveis produtores de hortifrutigranjeiros, formação de colônia de pescadores e área irrigáveis para produção de escala comercial, sem agrotóxicos, para comercialização a nível regional, bem como o aumento da viabilidade turística em razão do lago da Barragem.

A pesca desordenada, que hoje condiciona pescadores de regiões totalmente alheias aos ribeirinhos locais e profissionais piscicultores dos municípios atingidos pela invasão das águas acumuladas a retirarem do empreendimento efetuado para solução das mazelas locais, a sobrevivência dos mesmos, hoje  repita-se, de maneira expressamente irresponsável, carreia recursos para pescadores intrusos e de Estados vizinhos a Pernambuco, enquanto a sociedade local não desfruta de nenhuma benesse constante do objetivo legal do Projeto da Barragem de Ingazeira.

Apenas e tão somente construíram a Barragem e a abandonarem, sem prosseguimento dos demais atos que haveriam de favorecer a sociedade dos respectivos municípios, onde o empreendimento de mais de cinquenta milhões de reais padece da inércia dos órgãos que deveriam trazer a solução aos nossos problemas pela escassez das chuvas e, contrariamente ao objetivo, jogaram às costas do povo pesados sacos de pesadelos.

Politicamente voltado ao pensamento do bem-estar social da nossa gente sofrida, mas, aguerrida da vontade em amenizar a carga de sofrimento dos sertanejos, várias autoridades se irmanam para a maciça consecução dos objetivos constantes da narrativa no espelho do projeto para o “Açude Público de Ingazeira”, estiveram com o Ministro da Pesca e Aquicultura, Sr. André de Paula, em Recife, ontem dia 22/06/2023, o ex Prefeito de Ingazeira Lino Morais, o Secretário de Administração de Tabira, Dr. César Pessoa, o Vereador de Ingazeira Sr. Josias Carvalho, Dr. Roberto Morais(filho de Ingazeira) e o autor deste escrito, Vereador Joel Gomes de Tuparetama.

Na tratativa, levantamento será efetuado “in loco” pelo Superintendente de Pesca do Ministério em Pernambuco, consequentemente, haverá uma visita a cidade Mãe do Pajeú (Ingazeira) pelo Excelentíssimo Senhor André de Paula e demais autoridades correlatas a finalidade sobre o uso da água e sua utilidade social e desenvolvimentista, recepcionados pelos Prefeitos Luciano Torres, Nicinha de Dinca, Evandro Valadares e Sávio Torres, executivos que tiveram seus municípios banhados pelo lago da Barragem de Ingazeira e todos aqueles que não abandonam a luta, como os que estiveram em audiência com o Ministro às vésperas dos festejos de São João. 

A luta e a perseverança será sempre um marco para quem tem o dever em acreditar que existem soluções ao alcance do trabalho. Acredite!   


 


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários