Durante as reuniões, que contaram com a participação de representantes de diversas cidades da região, profissionais liberais, indústria, comércio e importantes instituições como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), foram debatidas medidas para garantir a regularização e a transparência no processo de aquisição de materiais para a construção civil, como areia e outros insumos.O deputado José Patriota ressaltou a importância dessas reuniões para o desenvolvimento econômico e sustentável do Sertão pernambucano. Em suas palavras: “Nossa atuação visa impulsionar o desenvolvimento econômico e sustentável da região. A construção civil desempenha um papel fundamental nesse processo, gerando empregos e movimentando a economia local. Estamos comprometidos em garantir a legalidade e a transparência na aquisição de insumos, buscando sempre o uso ambientalmente correto do solo.”
Além dos representantes dos setores envolvidos, os encontros contaram com a presença dos prefeitos Sandrinho, de Afogados da Ingazeira, e Adelmo Moura, de Itapetim, bem como do vice-prefeito Naldo Costa, de Brejinho. Como encaminhamentos dessas reuniões, ficou acordada a formação de uma comissão regional, composta por representantes dos municípios e setores envolvidos, que será responsável por discutir os caminhos de proteção e fortalecimento do setor da construção civil na região. Além disso, será realizada uma discussão com os órgãos de governo para pactuar um plano de ações que promova a sustentabilidade e o crescimento econômico das cidades do Sertão pernambucano.
“Temos que conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental, garantindo um futuro promissor para as cidades pernambucanas. Meu compromisso é impulsionar a economia local, fortalecer a cadeia produtiva da construção civil e buscar soluções sustentáveis para o desenvolvimento regional”, concluiu Patriota.