A política de contenção de gastos de alguns órgãos de gestão, dentre eles o TJPE que firmou o fechamento de alguns Fórum (edifício em que está sediado o Poder Judiciário) de Comarcas (território em que o juiz de primeiro grau irá exercer sua jurisdição) no interior do Estado, como ocorrido ontem com Tacaratu, torna-se preocupante para nós que nos elegemos para defender o povo e seu bem estar social.
Esse medo iminente que rondava Tuparetama e sua gente, bem como, o município de Ingazeira, que é Termo e população estimada (2.021) de 12.803 habitantes abrangidos, caso cerrasse suas portas, seria um verdadeiro atraso e a submissão da nossa gente ao desmando de sofrimento para que os jurisdicionados tivessem que se deslocar a São José do Egito, já assoberbado de serviços, fato de que o Fórum Pedro Leite Ferreira de Tuparetama, edificação de qualidade e que atende a demanda, comporta em seu acervo um número considerável no PJE: 1.179 e Judwin 765 e uma média anual de 06 juris anuais. Ainda detém uma Cadeia Pública que suporta 18(dezoito) presos e hoje lá estão 09 (nove).
Em audiência com o Desembargador Dr. Bartolomeu Bueno de Morais, em 03/05/2023, recebendo o indispensável apoio do também ex Desembargador do TRE-PE Dr. Roberto Morais, filhos de Ingazeira, demonstramos a necessidade de lutarmos pela permanência do Fórum de Tuparetama, como forma social de amenizarmos o sofrimento da nossa gente que acumula demandas passíveis de ser saneado com a intervenção nos procedimentos, o que prontamente foi acatado e defendido.
Fechar uma unidade de atendimento aos jurisdicionados que esperaram por anos a chegado do poder judicante e após longo período de funcionamento vê-lo “desaparecer”, sem dúvidas é retroceder e impor ao povo o sofrimento e a escassez do bem estar de quem precisa da atenção por se encontrar nos confins do interior do Estado, onde a atenção geralmente é menor e, na audiência, obtivemos, evidentemente, o ‘aprovo’ dos Cultores do Direito citados, inclusive, fomentando projeto para que tragamos a Tuparetama o Eleitoral, o que nos daria maior independência jurísdicional.
Joel Gomes Pessôa – Vereador PSB de Tuparetama
Bel. Em Direito e Adm. CRA/PE 20-16939