Home » Pernambuco » Escolas têm “Dia D” do Maio Amarelo com educação de trânsito para estudantes

Escolas têm “Dia D” do Maio Amarelo com educação de trânsito para estudantes

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) reforçou as ações educativas do Maio Amarelo, com um dia exclusivo, voltado para estudantes das redes pública e privada estadual. O “Dia D” aconteceu nesta segunda-feira (29), com palestras e atividades lúdicas, em 21 escolas de sete municípios da Região Metropolitana do Recife. A ação ocorreu em dois turnos, manhã e tarde, com o propósito de ampliar o conhecimento dos estudantes sobre as normas de trânsito. O Maio Amarelo é um movimento de conscientização da sociedade sobre a segurança no trânsito, que utiliza a cor amarela como símbolo de atenção.

Escolas de Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá e Araçoiaba integraram as atividades do dia. Em cada um dos educandários, equipes da Educação de Trânsito do Detran-PE e agentes da Fiscalização atuaram movimentando a criançada com artes e brincadeiras e palestras educativas, respectivamente. Em todas as ações, a segurança e cuidados no trânsito foram os pontos principais da abordagem. Os ensinamentos foram transmitidos utilizando joguinhos, exercícios e contação de histórias.

Enquanto a parte lúdica contribuiu para a interação da garotada, também houve um tempo de atenção para a palestra. Com o tema “Sua conduta pode salvar vidas”, foram abordadas questões comportamentais, além de pontos específicos para a segurança no trânsito, tratados em cada escola. Para as palestras, foram escalados 50 instrutores e agentes de trânsito, que atuaram passando as informações referentes ao assunto. Os instrutores orientaram sobre atitudes com o pedestre, ciclistas, dispositivos de segurança, como cadeirinhas e bebe conforto, a colocação adequada do cinto de segurança, uso do capacete e celular no trânsito.

Já na parte lúdica, com brincadeiras e simulações, foram reproduzidas situações como deslocamento de ciclistas, motociclistas e motoristas. Ainda foram trabalhadas formas de superar o stress ao dirigir e contribuir para um trânsito mais cidadão. Outros pontos que foram abordados incluíram a sinalização, o respeito ao semáforo e a obrigatoriedade do uso de capacete e do cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo, contribuindo para reforçar as orientações repassadas pelos agentes de trânsito.

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros no trânsito. Em 2023, a campanha completa 10 anos de ações que chamam a atenção da sociedade para os índices de mortes e feridos no trânsito, além de estimular a participação da população, de empresas e de organizações públicas. Neste 10º ano, traz como tema: “No trânsito, escolha a vida” e o slogan “Em Pernambuco, a vida é sempre prioridade”.

Este ano, o Detran-PE teve como parceiros no Maio Amarelo, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial da Universidade de Pernambuco (UPE), Polícia Rodoviária Federal, Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Secretaria de Mobilidade urbana de Olinda (SMOB), Secretaria de Trânsito de Jaboatão dos Guararapes, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Operação Lei Seca (OLS), Uninassau, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Honda, Yamaha, diversas prefeituras municipais, além dos shoppings Plaza, Camará, Tacaruna e Guararapes.

 


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários