Dentro das ações do Maio Amarelo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) participou, na manhã de hoje (10), da abertura da campanha no Departamento de Estradas e Rodagens (DER), no bairro de Santo Amaro, Recife. Para o evento, o Detran-PE disponibilizou o simulador de direção, equipamento que reproduz as condições de condução de um veículo, com o motorista sob efeito de bebida alcoólica, como forma de conscientização.
Para o diretor-presidente do Detran-PE, Carlos Fernando Ferreira, é uma das formas de educar e alertar a população para os riscos da mistura álcool e direção. Ainda na abertura, ele destacou o caráter educativo do Maio Amarelo, que consiste em “atividades que despertam a consciência dos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para uma convivência harmoniosa nas ruas, avenidas e rodovias”.
O simulador De direção possui uma cabine que traz os mesmos componentes de um veículo. Tem volante, alavanca de marcha, pedais e monitores que apresentam imagens de ruas e avenidas. Por meio de uma programação, o trajeto mostra os caminhos pela ótica de um motorista embriagado, como percepção alterada, visão distorcida e falta de equilíbrio no controle da direção.
O Maio Amarelo é um movimento voltado para despertar na sociedade a necessidade de práticas seguras no tráfego de veículos. Este ano, traz como tema: “No trânsito, escolha a vida” e tem o slogan: “Em Pernambuco, a vida é sempre prioridade”. É um movimento internacional voltado para a redução de sinistros no trânsito, que utiliza a cor amarela como símbolo de atenção. Em 2023, a campanha completa 10 anos de ações, chamando a atenção da sociedade para os índices de mortes e feridos no trânsito. Ao longo do mês o Detran-PE promove ações em todas as regiões do estado.