Com medidas instrutivas e lúdicas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) reforçou, neste fim de semana, as atividades do Maio Amarelo no Recife. A programação envolveu blitz educativa com foco em alcoolemia, ação voltada para motociclistas e ciclistas, orientações sobre vagas prioritárias de estacionamentos, além de abordagem a pedestres. O movimento Maio Amarelo é voltado para conscientizar a sociedade sobre a segurança no trânsito e prossegue até o dia 31, em todas as regiões de Pernambuco, com programação variada.
Toda a programação teve início na noite da sexta (5). Para reforçar a importância de evitar ingerir bebida alcoólica e dirigir, o órgão realizou blitz educativa em bares da Zona Norte do Recife, que possuem grande concentração de estabelecimentos e ocasionam elevado fluxo de pessoas e veículos no entorno deles.
Durante o trajeto pelos bares, equipes da Educação de Trânsito do Detran-PE abordaram os frequentadores dos locais com orientações e dicas para uma condução segura, destacando os perigos da mistura álcool e direção. Houve uso de material informativo e equipamentos que contribuem para a reforçar a conscientização, como os óculos que simulam embriaguez. A peça causa sensações como vista embaçada, distorcida e modifica a percepção de lateralidade e profundidade, usuais em alguém sob efeito do álcool. Para o diretor-presidente do Detran-PE, Carlos Fernando Ferreira, “fazer o motorista experimentar tais situações, estimula e reforça a consciência para nunca beber e dirigir”.
Já os frequentadores, que não estavam fazendo uso de álcool, foram premiados com a medalha “Amigo da Vez”. Com isso, ficavam responsáveis por conduzir o veículo e os amigos de volta para casa. Aliado ao uso dos óculos, a abordagem tratou sobre respeito ao pedestre e ao ciclista, além de questões de proteção para uma direção segura. O avanço de semáforos, primeiro lugar em registro de multas em Pernambuco, também foi tratado. Além do material educativo, teve distribuição de lacinhos amarelos, símbolo do movimento Maio Amarelo.
No sábado (6), as ações ocuparam as ruas do bairro de Apipucos, pela manhã, voltadas para os motociclistas. Foram distribuídos panfletos educativos, adesivos reflexivos com alertas de segurança para colocação nos capacetes e os lacinhos amarelos, símbolo da campanha Maio Amarelo. No mesmo dia, à tarde, as atividades foram concentradas no Shopping Plaza, direcionadas para o respeito às vagas de estacionamento destinadas a idosos ou pessoas com necessidades especiais. Cada condutor que ocupou a vaga correta ganhou um sinal de positivo no para-brisa, já aquele que não respeitou recebeu uma multa simbólica. Em Caruaru, o DETRAN-PE fez parceria com a Secretaria de Saúde/Operação Lei Seca e o Comitê de Prevenção de Acidentes de Motos, quando foi realizada mega blitz com objetivo de conscientizar a população para os cuidados que devem ter no trânsito.
O domingo (7) foi dedicado ao pedestre, mas também reservou espaço para os ciclistas e para a criançada, com ações no Marco Zero, Recife Antigo. Além da distribuição de material informativo/educativo, atividades de recreação com os pequenos, destacaram as regras e segurança no trânsito. Os óculos que simulam embriaguez também foram utilizados com os transeuntes. “Dessa forma fica mais claro o risco de usar álcool e conduzir veículos”, esclarece o diretor-geral do Detran-PE, André Trajano. Os lacinhos e balões amarelos foram disputados por quem passava pelo local.