Álcool e direção é uma mistura irresponsável e pode ser trágica. Para conscientizar os condutores de veículos, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) realiza ação educativa, nesta sexta-feira (5), das 19h às 22h, nos bares da Zona Norte do Recife, com início no Recanto Paraibano. A iniciativa integra as atividades do Maio Amarelo, movimento voltado para conscientizar a sociedade sobre a segurança no trânsito. Até o dia 31, várias ações serão desenvolvidas em todas as regiões de Pernambuco.
Para a ação, equipes da Educação de Trânsito do órgão vão abordar os frequentadores dos bares, destacando os perigos de misturar álcool e direção e levando material informativo e dicas de proteção para conduzir com mais segurança. Durante a atividade, aqueles que não estiverem fazendo uso de álcool ganham a medalha “Amigo da Vez”, e ficará responsável por conduzir os demais, após a saída do bar. A iniciativa conta com a parceria da Operação Lei Seca (OLS).
Entre os pontos que deverão ser destacados em cada abordagem, fora a alcoolemia, estão o respeito ao pedestre e ciclista, os cuidados no transporte de crianças, o uso correto do capacete, a necessidade de fazer revisões periódicas nos veículos, o avanço de sinal, além do excesso de velocidade, primeiro lugar em multas em Pernambuco. A abordagem será aleatória e as pessoas escolhidas ficam livres para aceitarem a explanação. Além do material educativo, haverá distribuição de lacinhos amarelo, símbolo do movimento Maio Amarelo.
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros no trânsito, que utiliza a cor amarela como símbolo de atenção. Em 2023, a campanha completa 10 anos de ações que chamam a atenção da sociedade para os índices de mortes e feridos no trânsito, além de estimular a participação da população, de empresas e de organizações públicas.
Este ano, conta com a parceria do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial da Universidade de Pernambuco (UPE), Polícia Rodoviária Federal, Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Secretaria de Mobilidade urbana de Olinda (SMOB), Secretaria de Trânsito de Jaboatão dos Guararapes, Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Operação Lei Seca (OLS), Uninassau, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Honda, Yamaha, diversas prefeituras municipais, além dos shoppings Plaza, Camará, Tacaruna e Guararapes.